08 de março de 2023

CVP 19/2023

49 estudantes em 10 instituições de ensino disputam vagas para o programa

A semana começou agitada nas 10 escolas de Penha que participam do Programa Câmara Mirim. São 49 estudantes do Ensino Fundamental II (de 6º ao 9º ano) disputando as 11 cadeiras do projeto desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Penha – sendo 24 candidatas e 25 candidatos.

Os estudantes escolhem através do voto os seus representantes que irão participar do programa, onde titulares e suplentes participam de cursos de oratória, ética, cidadania e visitas técnicas. Os titulares ainda participam de eventos que simulam todo o trâmite das atividades parlamentares, como reuniões de comissões, reuniões ordinárias, audiências públicas, além da elaboração de indicações, pedidos de informação e projetos de lei.

As eleições serão realizadas a partir da próxima semana (seguindo o calendário abaixo) e o resultado oficial será anunciado pelo presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, no dia 20 de março durante a 9ª Reunião Ordinária da Câmara de Penha. “Como presidente do Legislativo eu fico muito feliz porque a Câmara Mirim é um projeto que envolve a comunidade, os pais, os alunos, crianças, adolescentes e os professores. É um grande passo para a cidadania. A comunidade e principalmente os vereadores mirins que serão eleitos terão a real noção da importância da Câmara de Vereadores. Com certeza dentre estes alunos teremos futuras lideranças da nossa cidade e tudo isso é de grande valia. A Câmara Mirim foi um sucesso nos últimos anos e tenho certeza que este ano será novamente”, considera Tibeco.

Eleições

Segunda (13/03) – EEB Edith Prates Gonçalves e EBM Rubens João de Souza

Terça (14/03) – EEB Antônio Rocha de Andrade, APAE – CAESP Henny Coelho e Centro de Educação Peter Pan.

Quarta (15/03) – EBM João Antônio Pinto, EBM João Batista da Cruz, EEB João Batista Paiva, EEB Manoel Henrique de Assis e Escola Municipal Professora Ivone Nympha Maia Adriano (EJA).

Programa Câmara Mirim de Penha

A Câmara Mirim surgiu em 2002 na Câmara de Vereadores de Penha. Depois dessa primeira edição, o programa foi interrompido e somente retornaria em 2015, tendo continuidade nos anos de 2016 e 2017.

Após quatro anos paralisado, o projeto foi retomado em 2022 e segue neste ano para a sua 6ª edição, onde cerca de dois mil alunos irão às urnas para escolherem os representantes de suas escolas.

Serão eleitos um titular e um suplente por instituição de ensino, tendo como exceção a EBM Rubens João de Souza que (por ser a escola com maior número de alunos no Ensino Fundamental II) tem direito a dois titulares e dois suplentes.

O programa Câmara Mirim de Penha é conduzido por uma equipe de servidores do Legislativo Municipal em parceria com o Núcleo de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo da Alesc.

Fotos divulgadas pelas escolas - veja aqui.

Texto: Victor Miranda

Natanael Pedroso

Natália Lurdes Lima de Mattos

Talia Gonçalves de Matos