CMBA participa de live da Procuradoria da Mulher

CVP 32/2021
O Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação (CMBA) foi o destaque da terceira live realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha na quarta-feira (31). Foi o último evento realizado no mês de março, discutindo a questão das mulheres em situação de violência doméstica.
Regina Santos da Silva (presidente do Coletivo), Carolina Bandeira (advogada), There Krausse (diretora do Conselho Fiscal e da equipe técnica administrativa) e Elisa Yoshida (psicóloga) participaram da conversa virtual sobre os trabalhos realizados pela entidade no acolhimento a mulheres em situação de violência.
O CMBA atende mulheres em situação de violência doméstica, dando suporte psicológico, terapêutico e orientação jurídica, mantendo uma casa de referência em Barra Velha e uma casa de acolhimento em Balneário Piçarras. “Nós também damos continuidade no atendimento a essa mulher quando ela retorna para o lar dela. Procuramos inserir a mulher no mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes e atividades culturais para mulheres e crianças, para que elas possam voltar a sorrir, ter o brilho nos olhos”, ressalta Regina.
A entidade é mantida pelas voluntárias e por contribuições da sociedade civil. Para angariar fundos, o Coletivo lançou uma vaquinha virtual disponível no link: https://bit.ly/3maMMQE. Outra forma de auxiliar o CMBA é entrando em contato pelo whatsapp (47) 9112 5538.
A live foi transmitida pelos canais oficiais do Legislativo Penhense (site oficial cvp.sc.gov.br, facebook e youtube), em uma conversa mediada pelo procurador especial da Mulher, vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, com a participação do procurador-adjunto Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano.
Ferrão agradeceu a todos os participantes das lives realizadas ao longo do “mês da mulher”, tratando sobre a questão da violência doméstica e ressaltou que essa discussão e encaminhamentos não podem parar por aqui. O procurador também anunciou a continuidade da série de diálogos que deve ocorrer no mês de maio. “A principal função da Procuradoria da Mulher é fomentar o debate e promover diálogos que resultem em ações voltadas para as mulheres. No mês de maio vamos promover debates sobre a participação da mulher na política, porque elas não podem ser simplesmente uma cota de 30% para que os partidos fechem as suas chapas nas eleições. Nossas mulheres precisam se impor também na política. Tudo o que foi conquistado até aqui pelas voluntárias do CMBA é porque elas são firmes naquilo que acreditam”, conclui Ferrão.
Todas as convidadas e convidados agradeceram o trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher no sentido de provocar o setor público e a sociedade civil, buscando a articulação de ações efetivas em prol dos direitos da mulher.
Série de diálogos
Por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, foram realizadas três lives no mês de março para discutir a situação das mulheres que enfrentam a difícil realidade da violência doméstica. Foram convidados profissionais e representantes de entidades que atuam diretamente no enfrentamento à violência.
No dia 24 as convidadas foram a advogada Natália Garcia, do CREAS e a enfermeira Schirlei Maiara Bento, da Secretaria Municipal da Saúde.
No dia 17 de março o Legislativo Penhense convidou o juiz Rodrigo Dadalt, do Juizado Especial Cível e Criminal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Balneário Piçarras, Allan Coelho, agente da Polícia Civil, e também o Tenente Iglesias, da Polícia Militar de Penha.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais