Câmara de Penha aprova lei que proíbe o nepotismo nos contratos de terceirização

CVP 94/2019
A Câmara de Vereadores de Penha realizou na segunda-feira (25) a 43ª Reunião Ordinária com várias votações na ordem do dia. Logo no início da reunião o vereador Isac da Costa (PL) propôs um requerimento verbal convidando a empresa Águas de Penha para que envie representantes na próxima reunião ordinária, a ser realizada no dia 2 de dezembro. O objetivo é que a concessionária de água e saneamento possa prestar esclarecimentos acerca de suas ações no intuito de garantir o abastecimento durante a temporada de verão. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, o Legislativo Penhense, acatando o pedido de providências da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Piçarras (ofício nº 448/2019), colocou para leitura e consulta ao plenário a denúncia formulada pelos vereadores Joaquim Costa Junior (PP) e Silas Antonietti (PSD) contra o prefeito Aquiles da Costa (MDB), que trata da “ausência de resposta dos pedidos de informação e outros sem resposta específica” – ofício nº 1045/2019. Por seis votos a quatro a denúncia foi rejeitada pela casa.
O projeto de lei que proíbe a prática de nepotismo nos contratos de terceirização de atividades da administração pública direta e indireta do município foi aprovado por unanimidade, após a apresentação de quatro emendas desde o início de sua tramitação na CVP. O PLO nº 32/2019, de autoria do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB), teve o voto favorável de todos os vereadores.
Antes da votação deste projeto, o plenário deliberou sobre o parecer contrário da Comissão de Constituição Justiça e Redação Final à emenda nº 4 do vereador Maurício Brockveld (PROS). Todos os vereadores foram favoráveis ao parecer, arquivando a emenda que trazia a proposta de vedar a contratação apenas em terceirizações por dispensa de licitação ou compra direta.
Moção de aplausos
Os vereadores aprovaram a moção de aplausos nº 47/2019, de autoria conjunta dos parlamentares Antônio Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso (MDB). A senhora Lindair Taraciuk foi homenageada pelos 25 anos de serviços prestados, com muita dedicação, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Gravatá.
A psicóloga Grazielle Rocha França também foi homenageada pelo Legislativo Penhense, através da moção de aplausos nº 48/2019, da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB). Com o voto favorável de todos os vereadores, Grazielle foi reconhecida pelo seu trabalho e pela conclusão do curso de mestrado na Univali, defendendo a sua dissertação com o tema “A Medicalização do conflito familiar pela rede de proteção à criança e ao adolescente do município de Penha/SC”.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais