Procuradoria da Câmara de Penha apresenta ante-projeto sobre proteção animal

CVP 87/2019
Durante a semana a Procuradoria Geral da Câmara de Vereadores de Penha apresentou o ante-projeto que estabelece políticas públicas voltadas para o bem-estar animal no município. O texto é resultado de um grupo de trabalho formado por representantes do Legislativo Penhense, da Polícia Militar e também do Poder Executivo, com contribuição direta da procuradora geral da Câmara de Vereadores, doutora Liamar Soler, que formulou a minuta, com sugestões e apontamentos do veterinário da Prefeitura, Michael Russi (coordenador do Programa Bem-estar Animal), do comandante da PM, Capitão Bruno Monteiro e do sargento Guilherme Flores, contando ainda com a participação do presidente da CVP, Everaldo Dal Posso (MDB).
Na terça-feira (29) Liamar apresentou o trabalho para representantes da Polícia Militar, dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Segurança Pública e também para o presidente da casa. A minuta trata da proteção, defesa e controle de animais domésticos e silvestres no município, propõe a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal e também do Fundo Municipal do Bem-Estar Animal. “Este trabalho iniciou com uma reunião entre os policiais e algumas pessoas da comunidade envolvidas com a causa animal. Eu não estava presente nesta reunião, mas meu nome foi citado como conhecedora da causa, pois eu trabalho voluntariamente com resgate e adoção de animais. Como estou atuando no Legislativo, como procuradora da casa, fui convidada a elaborar o projeto”, explica Liamar.
Atuando há 10 anos como voluntário no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Penha, Sérgio Machado afirma que nunca viu uma discussão tão lúcida, objetiva e completa acerca do tema. “Fiquei surpreso com a proposta sugerida pela procuradora Lia. Excelente o respaldo dado pela presidência da Câmara e também pelo comandante da PM”, ressalta o vice-presidente do Condema.
Ainda na condição de representante da Associação de Moradores da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG), Sérgio aproveitou a apresentação da minuta do ante-projeto para propor a inclusão de um artigo específico para a proteção das tartarugas e outras espécies marinhas. “Objeto de pesquisa do Projeto Tamar, as tartarugas estão expostas a muitos riscos, que envolvem desde a utilização irregular de jet ski, a qualidade da água, incluindo o uso irregular de redes de pesca”, explica.
O ante-projeto está sendo encaminhado para o Executivo por meio de indicação da presidência do Legislativo Penhense. A ideia é que o prefeito Aquiles da Costa (MDB) envie o projeto para ser votado pelos vereadores até o final deste ano.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais