Legislativo autoriza leilão de imóveis do município

CVP 86/2019
A Câmara de Vereadores de Penha realizou a 39ª Reunião Ordinária da terça-feira (29), aprovando cinco projetos de lei e duas moções de aplausos. Um dos projetos mais discutidos da noite foi o projeto que autorizou o Executivo a realizar um leilão para alienar 41 imóveis de propriedade do município. O PLO nº 46/2019, do Executivo, tramitou em regime de urgência, sendo apresentadas duas emendas.
A emenda nº 1 (apresentada pela Comissão Legislativa Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final) foi aprovada por unanimidade, acrescentando o parágrafo único ao artigo 1º, definindo que “só poderão ser leiloados os imóveis cuja matrícula esteja em nome do município de Penha”.
A segunda emenda ao projeto, apresentada verbalmente pelos vereadores Silas Antonietti (PSD) e Luiz Américo Pereira (PSDB), foi rejeitada com seis votos contrários e dois favoráveis. Ausentes os vereadores Jesuel Capela (PSDB) e Joaquim Costa Junior (PP). A proposta da emenda era suprimir algumas das áreas previstas para serem leiloadas pois, segundo os parlamentares, as áreas apontadas poderiam ser utilizadas em favor da comunidade.
Com a primeira emenda aprovada, o PLO 46/2019 teve o apoio unânime dos vereadores presentes, autorizando o Executivo a leiloar os imóveis de propriedade do município.
De acordo com a justificativa apresentada pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB), os imóveis não estão sendo utilizados pelo município e a alienação desses bens irão aumentar os recursos para investimento em obras de infraestrutura.
Festa do Pescador – patrimônio cultural imaterial
De autoria do vereador Isac da Costa (PL), o PLO nº 70/2019 foi aprovado por unanimidade na noite de terça-feira. O projeto altera a ementa e o artigo 1º da Lei nº 2969/2018, incluindo a Festa dos Pescadores, promovida pela Associação Cultural, Beneficente e Assistencial dos Pescadores do Gravatá (APEG) como “patrimônio cultural de natureza imaterial do município”.
A festa evangélica foi realizada pela primeira vez no ano de 1994, sempre no mês de abril, época em que a maioria dos pescadores está sem atividades por conta do período de defeso do camarão, quando sua pesca é proibida.
Formulário de avaliação de risco
O projeto de Resolução nº 16/2019, da Mesa Diretora, também foi aprovado por unanimidade, regulamentando o “Formulário de Avaliação de Risco” como documento institucional da Procuradoria Especial da Mulher – órgão criado no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha.
A utilização do documento visa a prevenção e o enfrentamento de crimes e demais atos praticados no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Terreno para a Águas de Penha
O plenário aprovou por unanimidade durante a 39ª Reunião Ordinária o PLO nº 42/2019, do Executivo, que autoriza a concessão de bem imóvel municipal mediante termo de cessão de uso para a Concessionária Águas de Penha. O terreno, no bairro da Armação, tem 347 metros quadrados e será utilizado para a instalação de poços para abastecimento de água, tendo como objetivo amenizar os problemas sofridos pelas localidades do município na temporada de verão.
Abertura de Crédito
Por unanimidade foi aprovado o PLO nº 43/2019, do Executivo, autorizando a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 1, 232 milhões. De acordo com o governo municipal, este recurso se faz necessário para suplementar as dotações do Fundo Municipal de Educação e do Fundo Municipal de Saúde – sendo os recursos oriundos de dotações orçamentárias que não estão comprometidas.
Epagri
Duas moções de aplausos foram aprovas pelos vereadores. A primeira delas, nº 43/2019, de autoria do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB), foi destinada à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) pela realização de um importante curso de capacitação voltado para os pescadores locais. A moção presta homenagem nominalmente a engenheira agrônoma Naiara Sampaio Silva e aos pescadores Nelson Kieser Junior e Bianca Teresa Generosa Kieser que participaram da formação.
Sargentos da PM
Três policiais militares formados sargentos também receberam moção de aplausos do Legislativo Penhense. A moção nº 44/2019, proposta pelo vereador Everaldo Dal Posso (MDB), reconhece o trabalho do 25º Batalhão da Polícia Militar de Penha e parebeniza os 3º sargentos Milton Reis Fonseca, Daniel Ramos de Almiron e Gilberto Nunes.
Reunião Ordinária na terça-feira
As reuniões ordinárias na Câmara de Penha ocorrem normalmente todas as segundas-feiras, às 19 horas. No entanto, em função do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, o Legislativo Municipal teve ponto facultativo e a reunião ordinária foi realizada excepcionalmente na terça-feira – conforme prevê o Regimento Interno.
Por motivos de saúde, o vereador Joaquim Costa Junior (PP) não participou da 39ª Reunião Ordinária.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais