Aprovado projeto sobre voluntariado e regulamentação de Ouvidoria na CVP

CVP 63/2019
Cinco projetos de lei e um parecer contrário da Comissão de Constituição Justiça e Redação foram aprovados durante a 28ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (12) no Legislativo Penhense.
O plenário aprovou por unanimidade o projeto que institui a “Política Municipal do Voluntariado e Exercício de Cidadania”. O PLO nº 52/2019, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), tem como objetivo capacitar cidadãos, gestores, lideranças locais e entidades que desenvolvam atividades de voluntariado, articulando o poder públicos e a sociedade civil para a implementação de políticas públicas relacionadas ao voluntariado.
Também foi aprovada a regulamentação da Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Penha. O projeto de lei ordinária nº 56/2019, proposto pela Mesa Diretora da casa, institui o órgão que será vinculado ao gabinete da presidência, como meio de interlocução com a sociedade, constituindo-se em um canal aberto para o recebimento de denúncias, reclamações, solicitações, elogios, sugestões e encaminhamentos relacionados às atribuições e competências da CVP. O PLO segue agora para a sanção do prefeito e entra em vigor após 30 dias de sua publicação.
Os vereadores também aprovaram um projeto do Executivo que cria o programa “Adote um posto guarda-vidas”. O PLO nº 23/2019 tem por objetivo regulamentar a adoção dos postos guarda-vidas nas praias dos municípios por entidades e empresas que tenham interesse em executar ações de manutenção, conservação, revitalização, melhorias ou construções destes espaços.
Outro projeto do Executivo que foi discutido e aprovado pelo plenário foi o PLO nº 24/2019 que, alterando a lei nº 1839/2002, muda a denominação do “Jardim de Infância Nossa Senhora da Penha” para Centro de Educação Infantil - Maria de Lourdes Francisco Gonçalves.
O PLO nº 34/2018, que denomina a Rua “F” do loteamento Balneário São Miguel, no Gravatá, foi aprovado por unanimidade. Com isso a via será denominada Rua João Henrique Porto.
Parecer contrário
Com seis votos favoráveis e três contrários, foi aprovado o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final contra o projeto de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), PLO nº 53/2019. De acordo com a comissão, o projeto que “dispõe sobre a proteção e cuidados com os animais comunitários e transitórios que tenham sido abandonados nas vias públicas do município” trata de atribuição privativa do prefeito municipal por atribuir atividade à Vigilância Sanitária, motivo pelo qual foi solicitado o seu arquivamento.
Tribuna Cidadã
Empresários utilizaram a Tribuna Cidadã para apresentar o projeto de construção da Marina Penha & Resort, empreendimento localizado no costão da Praia Alegre, na foz do Rio Iriri. (Confira o release CVP 64/2019).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais