Emanoelly Roberta Rodrigues Silva - Manu do Adote Penha
Emanoelly Roberta Rodrigues Silva é nordestina, natural de Garanhuns (PE). Nascida no dia 31 de outubro de 1983, é bacharel em Direito pela Uninassau.
Conhecida na cidade como a “Manú do Adote Penha”, é filha da empresária Riselda Rodrigues da Silva, casada com Paulo Henrique Alves Barbosa e é mãe da Maria Rita e do Paulo Otávio (que foi vereador mirim da Legislatura de 2023).
Mudou-se com a família para Penha em 2017, atuando como empresária do ramo de Transporte e Turismo. E foi em função de seu trabalho que começou a atuar no resgate de animais na rodovia Transbeto.
No dia 09 de junho de 2021 ela iniciou o movimento “Adote Penha”, voltado para a conscientização sobre a causa animal. E foi justamente a falta de políticas públicas que motivou Manu a ingressar pela primeira vez na política, tendo como ápice um episódio em que ela resgatou um cão da raça pitbull e o município lhe negou atendimento. O caso repercutiu nas redes sociais e envolveu até mesmo a Polícia Militar. Segundo a vereadora, este foi o momento em que ela se convenceu de vez que deveria disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Nas eleições de 2024 candidatou-se a vereadora pelo PP e foi a única mulher eleita para a legislatura 2025-2028, obtendo 448 votos, tendo como bandeiras a promoção de políticas públicas eficientes para a causa animal e também para o direito das mulheres.
Para além da causa animal, a vereadora pretende atuar na área social, na causa das mulheres (através da Procuradoria Especial da Mulher – órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense), na questão da igualdade racial, na causa do autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) e também no desenvolvimento do Turismo, considerando-se que é o seu campo de atuação profissional.