Maria Juraci Alexandrino

Vereador
MDB

Contatos: 9218.7455 / 9606.9403

Maria Juraci Alexandrino, a professora Juraci, é natural de Penha. Em 2012 foi eleita para o seu primeiro mandato no Legislativo Penhense pelo PMDB (atual MDB), obtendo 585 votos – a quarta maior votação da legislatura. Nas eleições municipais de 2016 foi reeleita para a Câmara de Vereadores com um resultado ainda mais expressivo. Foi a segunda mais votada com 660 votos. Tornou-se a primeira mulher da história do município a ocupar a presidência da Câmara de Vereadores de Penha.

A filha do pescador Antônio Alexandrino e da dona de casa Lídia Gonçalves Alexandrino, iniciou sua carreira como professora em 1986, na Creche Casa da Amizade. Licenciada em Letras pela Univali, Juraci tem especialização em Didática e Metodologia do Ensino e em Educação de Jovens e Adultos (EJA), pós-graduação em Práticas Educativas nas modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade Sinergia e mestrado (inconcluso) em Ciências da Educação. Em 1988 se tornou professora efetiva nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Penha, onde atuou até 2014.

Entre os anos de 2004 e 2006, a professora foi presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do município de Penha. De 2000 a 2008 foi coordenadora municipal do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sempre atuante em movimentos populares, Juraci percebeu a necessidade de entrar para a vida política, lutando por mais justiça e igualdade, tendo como principais bandeiras a educação e a cultura. Filiada ao PMDB desde 2001, Juraci é líder da bancada peemedebista, já tendo passado pela secretaria e vice-presidência municipal do partido, integrando também a executiva estadual do PMDB Mulher e da Fundação Ulysses Guimarães em Santa Catarina.

Em 2015, professora Juraci foi oficializada como Imortal da Academia de Letras do Brasil e presidente da Seccional da ALB de Penha. A vereadora ainda presta assessoria na área educacional e ministra cursos de formação continuada voltados para a Educação de Jovens e Adultos.

 

Obs: Todas as informações contidas nesta página são de inteira responsabilidade da vereadora

Aguarde