Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção

CVP 51/2025
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção
Moção de aplausos e título de cidadão honorário foram destaques da 18ª Reunião Ordinária
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou quatro projetos e uma moção durante a 18ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (19). Um dos principais destaques foi a moção de aplausos concedida ao empresário Osmar José Vailatti por sua atuação na área do turismo e promoção do desenvolvimento regional. Empreendedor do ramo hoteleiro, Osmar é fundador da Pousada Pedra da Ilha (na Praia Alegre) e do Solar Pedra da Ilha – empreendimento inaugurado em 2021.
A moção de aplausos nº 9/2025, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão, foi aprovada por unanimidade.
Cidadão honorário
Outro destaque foi a concessão do Título de Cidadão Honorário para o deputado estadual Ivan Naatz (PL). O projeto de decreto nº 3/2025, proposto pelo vereador Élio Quintino da Silva Júnior (PRD), o Élinho, e apoiado pelos demais vereadores, foi aprovado por unanimidade.
Natural de Blumenau, Naatz está em sua segunda legislatura como deputado estadual e, conforme aponta a moção, “sempre teve seus olhos voltados para nossa cidade, sendo um deputado parceiro, trazendo volumosos recursos e ajudando o município a enfrentar seus desafios de forma presente e combativa, ajudando com o desenvolvimento econômico e social de Penha”.
Isenção de IPTU
Outro projeto aprovado em reunião ordinária foi o PLO nº 28/2025, de autoria do vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, que “concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sobre imóvel integrante do patrimônio de portadores de neoplasia maligna (câncer) ou seus dependentes”.
Denominação de rua
Também foi aprovado em plenário o projeto de lei ordinária nº 41/2025, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), que revoga na íntegra a Lei Municipal nº 3458/2023, que dá denominação oficial à rua Jorge da Silva.
42 novos cargos no Executivo
Por unanimidade os vereadores também aprovaram o projeto de lei complementar nº 6/2025, do Executivo, que amplia o número de vagas para diversos cargos de carreira no quadro geral do Município, ampliando em mais 42 servidores que estarão prestando serviços aos cidadãos penhenses.
Vereadora é afastada da Procuradoria da Mulher
A maior repercussão da 18ª reunião ordinária foi sem dúvidas a carta aberta assinada por todas as servidoras da Câmara de Penha (sendo oito efetivas e duas comissionadas) contra a vereadora Emanoelly Roberta da Silva (PP), a Manu da Adote Penha.
Em razão das denúncias (todas negadas publicamente pela parlamentar), o plenário deliberou, por meio de requerimento verbal apresentado pelo vereador Diego Matiello – MDB, sobre o afastamento temporário da vereadora da Procuradoria Especial da Mulher, até que as denúncias sejam apuradas pela casa.
O afastamento da Procuradoria da Mulher (sem qualquer prejuízo quanto à atividade parlamentar) foi aprovado por cinco votos a quatro, sendo que os vereadores Élio Quintino da Silva Junior (PRD), Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão, e Maurício da Costa (MDB), o Lito, se ausentaram da reunião antes da votação.
Sobre este assunto, a Mesa Diretora solicitará manifestação aos demais membros da Procuradoria da Mulher, Maurício da Costa (MDB), o Lito, e Sérgio Veira (PSD), o professor Serginho, e ouvirá em separado todas as servidoras, bem como a vereadora, para averiguar as denúncias.
“Em um momento tão delicado como este, a Mesa Diretora está analisando tudo com muito cuidado, para garantir que as nossas servidoras sejam ouvidas e preservando também a vereadora que terá seu amplo direito de defesa assegurado, conforme previsto em nossa legislação”, afirma o presidente Luciano de Jesus (PP).
Foto: cvp.sc.gov.br/foto/718
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ww3ODwQ-6gY
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais