Resumo da 13ª reunião ordinária 14/04/2025

CVP 38/2025
Resumo da 13ª reunião ordinária 14/04/2025
Câmara de Penha aprova projetos, parecer contrário, requerimento e moção de aplausos
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou quatro projetos, um parecer contrário, um requerimento e uma moção de aplausos durante a 13ª reunião ordinária, realizada na segunda-feira (14).
Um dos destaques foi o reconhecimento e a homenagem para a Associação dos Pescadores Evangélicos do Gravatá (APEG), através da moção nº 6/2025, de autoria do vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco.
A entidade, ligada à igreja Assembleia de Deus, foi reconhecida pela trabalho desempenhado na realização da 31ª Festa dos Pescadores, evento que reúne milhares de pessoas todos os anos, promovendo o turismo no município de Penha e região.
Direitos do idoso
Por unanimidade foi aprovado o projeto de lei nº 7/2025, do Executivo que “altera a lei 2.378 de 30 de junho de 2010, que cria o Conselho Dos Direitos Do Idoso – CMI”.
Parecer contrário
Por cinco votos favoráveis e quatro contrários, foi aprovado o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) à emenda modificativa nº 2 do projeto de lei nº 9/2025, de autoria do vereador Sérgio Vieira (PSD) que “dispõe sobre a criação de um Programa de Promoção de Saúde e Envelhecimento Saudável para os idosos no município de Penha”.
Votação por videoconferência
Por unanimidade, foi aprovado o projeto de resolução nº 5/2025, da Mesa Diretora, que institui e regulamenta na Câmara de Vereadores de Penha a “modalidade de deliberação com uso de tecnologia por videoconferência e híbrida” a participação pela internet dos vereadores, visando à discussão e votação digital de matérias.
Móveis inservíveis
Foi aprovado por unanimidade dos presentes o projeto de resolução nº 8/2025 da Mesa Diretora que “declara inservíveis os bens que especifica e dá outras providências”.
Artistas locais
Também foi aprovado por unanimidade dos presentes o projeto de lei nº 21/2025, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão, que “dispõe sobre a criação do Cadastro Municipal de Artistas Locais e a prioridade no uso de espaços públicos para a realização de eventos culturais”.
Convocação de secretários
Os parlamentares ainda aprovaram o requerimento nº 16/2025, da vereadora Emanoelly Roberta Rodrigues Silva (PP), a Manu da Adote Penha, que convoca os secretários municipais de Trânsito, Mário Alves de Oliveira Filho e o Secretário Municipal de Assistência Social, Diogo da Silva, para que possam “esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas aos vereadores e à população de Penha sobre as ações dessas pastas”.
Ausentes
Os vereadores Antônio Alfredo Cordeiro Filho (MDB), Diego Matiello (MDB), Élio Quintino da Silva Junior (PRD) e Maurício da Costa (MDB), o Lito (MDB), não participaram da reunião ordinária porque estão em compromissos oficiais.
Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/706
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tmkw0nazXXc
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais