Câmara aprova quatro projetos e uma moção para os Bombeiros Voluntários

CVP 96/2024
Câmara aprova quatro projetos e uma moção para os Bombeiros Voluntários
Resumo da 46ª Reunião Ordinária 16/12
A Câmara de Vereadores realizou a 46ª Reunião Ordinária, a última da 16ª Legislatura, na segunda-feira (16), aprovando quatro projetos de lei e uma moção de aplausos.
Foi um momento de despedida para seis vereadores que não estarão mais na casa na próxima legislatura: Célio Francisco (PSDB); Everaldo Dal Pozzo (PP); João Antônio Costa (PL); Mário Marquett (PL), vice-prefeito eleito; Roberto Leite Junior (Podemos), que é o atual presidente, e Sebastião Reis Junior (União).
Emendas impositivas
Um dos destaques foi a segunda votação do projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) nº 01/2024, de autoria da Mesa Diretora, que aumenta o percentual das emendas impositivas e cria as emendas de bancada.
O projeto aprovado por unanimidade dos presentes determina que as emendas individuais ao Projeto de Lei Orçamentária serão aprovadas no limite de 2% da receita corrente líquida prevista no último balanço, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.
O projeto também inclui na Lei Orgânica do município o artigo nº 122, estabelecendo que “1% (um por cento) da receita corrente líquida do município será destinado exclusivamente para emendas de bancada, a serem apresentadas pelos membros do Legislativo Penhense.
Proibição de músicas e vídeo clipes
Também foi aprovado por unanimidade dos presentes o projeto de lei ordinária nº 49/2024, do vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, que autoriza o Executivo Municipal a dispor sobre a proibição de execução de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas e/ou que expressem conteúdos sexuais em instituições públicas de ensino municipais de Penha.
Nome de rua
O plenário aprovou por unanimidade dos presentes o PLO nº 51/2024, de autoria do vereador Mauricio Brockveld (MDB), que denomina a rua José Atanásio Anacleto, a que parte da servidão José Orlando Costa, se estendendo em 170 metros no sentido sul, no bairro Santa Lídia.
Crédito adicional
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o projeto de lei ordinária nº 37/2024, do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 50 mil, no âmbito da assistência social, em especial na oferta de passagens rodoviárias para possibilitar o retorno de pessoas em vulnerabilidade social.
Alteração no Plano Diretor
Com sete votos favoráveis e dois contrários – dos vereadores Everaldo Dal Pozzo (PP) e Célio Francisco (PSDB) – a Lei Complementar nº 13/2024, do Executivo, que altera o anexo I da Lei Complementar nº 02/2007, o Código Urbanístico também chamado de Plano Diretor.
O vereador Maurício Brockveld precisou ausentar-se da ordem do dia por motivos pessoais, e com isso não participou das votações.
O projeto, na prática, altera a Macrozona Urbana de Proteção Ambiental destinada à criação do Parque Municipal do Rio Gravatá, tendo em vista que atualmente ela contempla parte de uma área já consolidada, onde existem várias ruas públicas e um grande número de residências e empresas.
Bombeiros voluntários – 24 anos
Por fim, um dos grandes destaques da reunião ordinária foi a moção de aplausos nº 14/2024 para os Bombeiros Voluntários de Penha. Vários integrantes da corporação estiveram presentes para receber do Legislativo Penhense a homenagem pelos 24 anos de atividade, período no qual foram atendidas mais de 100 mil ocorrências.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sfvFeZIPYkA
Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/678
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais