21 de março de 2024

CVP 22/2024

Solenidade marca a diplomação dos vereadores mirins de 2024

Coordenadores das escolas e suplentes também receberam certificados

Um dos momentos mais aguardados pelos vereadores mirins da legislatura de 2024 ocorreu na noite de quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Penha. A tradicional reunião solene de diplomação reuniu autoridades, pais, diretores e coordenadores das escolas parceiras do Programa Câmara Mirim.

A solenidade foi conduzida pelo 1º secretário da casa, vereador Maurício da Costa (MDB), o Lito, uma vez que o presidente da CVP, Roberto Leite Junior (Cidadania) está afastado por motivos de saúde.

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) foi representada pela assessora educacional Deise Souza e o prefeito Aquiles da Costa (MDB) foi representado pelo secretário de Governo, Waldemir Mafra Junior.

A vereadora mirim Lívia Porto, eleita pela Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, foi escolhida oradora da Legislatura Mirim 2024 e destacou em seu discurso as expectativas dos jovens parlamentares. “Quanto mais pessoas capacitadas, mais nossa cidade será respeitada no cenário estadual e nacional. Hoje estamos aqui como vereadores mirins, mas quem sabe no futuro possamos ocupar essas cadeiras de vereadores ou até mesmo a cadeira de prefeita ou prefeito”, afirma a estudante.

Outro destaque da noite foi a presença e participação do jovem Luan Miguel da Silva Gomes, que fez parte da legislatura mirim de 2022. “Foi maravilhoso participar da Câmara Mirim, sabe. Aconteceram coisas muito diferentes na minha vida. Me ajudou em muitas coisas, tanto na escola como na vida. Também porque eu canto e ser vereador mirim me ajudou a perder a vergonha de falar na frente de tantas pessoas assim”, ressalta Luan.

“Lá na frente nós estaremos idosos e vocês serão os jovens do futuro. Quem sabe vocês serão vereadores aqui do município, vão ajudar a cidade a se desenvolver, as pessoas, sempre pensando que a gente está aqui para servir ao próximo”, ressaltou Deise, representante da Secretaria de Educação.

O vereador Lito, representando a presidência da Câmara de Penha, destacou a importância da participação de toda a comunidade para a realização do projeto. “Quero aqui a agradecer a cada um de vocês, aos pais, aos coordenadores e aos professores. Porque imagina a gente trazer de volta esse projeto para a Câmara sem todo esse apoio que temos. Cada um fazendo a sua parte, tenho certeza que será um belo de um projeto”, ressalta o ex-presidente da casa que retomou o programa Câmara Mirim no ano de 2022.

Lito também destacou a importância da participação feminina, pois são quatro vereadoras eleitas pelas escolas, enquanto a atual legislatura (2021-2024) é composta por 11 homens.

Além do diploma para os vereadores mirins titulares, também receberam seus certificados de participação os suplentes e os coordenadores das escolas.

O próximo compromisso dos jovens parlamentares será no dia 11 de abril, quando será realizada uma visita técnica aos poderes Executivo e Judiciário.

Vereadores Mirins eleitos em 2024

Arthur Bertoldi Gonçalves – Centro de Educação Peter Pan

Bianca de Andrade – E.B.M. João Antônio Pinto

Breno Valente Botelho – E.B.M. Rubens João de Souza