Câmara de Penha aprova dois projetos de lei
CVP 09/2023
Resumo da 4ª reunião ordinária 14/02
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade dois projetos de lei durante a 4ª reunião ordinária, realizada excepcionalmente na quarta-feira (15), devido ao ponto facultativo de carnaval.
O primeiro a ser discutido e votado foi o projeto de lei ordinária nº 3/2024, do vereador e presidente da casa Roberto Antônio Leite Junior (Cidadania) que “institui a política de prevenção e combate ao câncer de ovário no município de Penha”.
Com o projeto aprovado, que agora segue para sanção do prefeito, o município deve implementar uma política pública permanente que envolve ações para o diagnóstico precoce do câncer de ovário, disponibilizando exames de ultrassonografia de pelve para os casos suspeitos, campanhas de esclarecimento da população, promoção de debates, palestras e material de divulgação sobre o diagnóstico e tratamento.
O câncer de ovário é mais frequente em mulheres acima de 50 anos e é considerado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e com menor chance de cura, uma vez que a doença costuma evoluir discretamente.
Alimentação de alunos com TEA
Outro importante projeto aprovado foi o PLO nº 4/2024, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), que estabelece normas de proteção alimentar às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O objetivo é garantir que as redes pública e privada de educação possam atender especificidades dos alunos com TEA que tenham restrição ou seletividade alimentar.
O projeto agora segue para sanção do prefeito e garante o direito dos alunos com TEA que tenham restrição alimentar a levar seu próprio lanche para a escola pública ou privada, mediante laudo médico e/ou parecer de uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista e psicólogo.
Texto e fotos: Victor Miranda (jornalista TB 5559/PR)
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Penha são empossados
Chapa 1 vence eleição e Elinho Quintino é o novo presidente do Legislativo
02 de janeiro de 2025 ver mais -
Prefeito, vice e vereadores serão empossados dia 1º de janeiro
Solenidade ocorrerá na Câmara de Penha às 17 horas
20 de dezembro de 2024 ver mais -
Procuradoria da Mulher realiza panfletagem sobre violência contra a mulher
Ação foi realizada em parceria com o CMBA-Penha
17 de dezembro de 2024 ver mais