Comissão da terceira idade ouve secretário de Saúde e superintendente do Esporte

06 de outubro de 2023

CVP 112/2023

Objetivo é discutir políticas públicas para a população com mais de 60 anos

Saúde e Esporte foram o foco da comissão parlamentar especial de fomento às políticas públicas para a Terceira Idade, em reunião ocorrida na terça-feira (3) para ouvir o secretário municipal Rodrigo Medeiros (Saúde) e o superintendente de Esportes, Carlos Cesar de Souza.

Com o objetivo de propor uma agenda positiva de políticas públicas para pessoas com mais de 60 anos, a comissão foi instituída no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha, sendo presidida pelo vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, tendo ainda como membros os vereadores Sebastião Reis Junior (União) e Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho.

Por meio de ofício a comissão questionou o secretário de Saúde acerca do número de idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para que se tenha um levantamento mais preciso acerca deste segmento da população penhense – relatório que em breve será enviado ao Legislativo Municipal.

Rodrigo explica que as UBS’s desenvolvem várias atividades para os idosos, com divulgação e inscrição nas próprias localidades. Para além das ações de atividade física, a Secretaria de Saúde ainda desenvolve programas de atendimento domiciliar, além do projeto piloto que se chama “Medicação em Casa”, que está sendo implantando inicialmente na unidade de São Cristóvão, para pessoas acamadas e com mobilidade reduzida.

Outro questionamento feito pela comissão diz respeito aos programas e ações realizados pela Fundação Municipal de Esportes para a terceira idade. Carlos ressaltou que hoje o município desenvolve programas ao público livre, como aulas de funcional e pilates, mas que os alunos matriculados são na grande maioria da terceira idade.

O superintendente ainda falou sobre os jogos da Terceira Idade de Penha que incluem modalidades como bocha, canastra e cacheta, sendo que a equipe chegou a competir nos jogos estaduais.

Ao fim da reunião, a comissão solicitou a convocação de um representante do Lar Ágape, da equipe multidisciplinar da Saúde e também a Secretaria de Administração.

Foto - Eduardo Calliari

Fonte: Departamento de Comunicação CVP