Câmara de Penha aprova regulamentação de vagas preferenciais para pessoas acometidas pela fibromialgia

26 de setembro de 2023
Câmara de Penha aprova regulamentação de vagas preferenciais para pessoas acometidas pela fibromialgia

CVP 104/2023

Câmara de Penha aprova regulamentação de vagas preferenciais para pessoas acometidas pela fibromialgia

Resumo da 34ª Reunião Ordinária 25/09/2023

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou dois projetos durante a 34ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (25), no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.

Destaque para o projeto que modifica a lei que institui o “cartão de identificação das pessoas acometidas pela síndrome de fibromialgia”, residentes no município de Penha. De autoria do vereador Roberto Leite Junior (Cidadania), o projeto de lei ordinária nº 22/2023 acrescenta o parágrafo único e incisos no artigo 2º da lei nº 3.277/2020.

Na prática, a alteração implica em equiparar na legislação municipal as pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência, de modo que os estacionamentos privados e de órgãos públicos localizados no município, que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais reservadas às pessoas com deficiência, ficam obrigados a reservar vagas para pessoas diagnosticadas com esta síndrome, sinalizando com placas indicativas que contenham o símbolo mundial da fibromialgia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Ainda segundo a entidade, a fibromialgia é um problema muito comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de clínica médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de reumatologia.

 

Bens inservíveis

 

            Também foi aprovado o projeto de resolução nº 07/2023, de autoria da Mesa Diretora, que declara inservíveis alguns bens do Legislativo Penhense. Neste caso, trata-se de dez equipamentos notebooks que eram utilizados no plenário pelos vereadores e agora seguem para o poder Executivo para a devida destinação.

Texto e fotos: Victor Miranda (MTB 5559)

Fotos

Vídeo

 

 

Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde