Legislativo Penhense realiza audiência pública sobre o Reurb

CVP 129/2022
Legislativo Penhense realiza audiência pública sobre o Reurb
Evento contou com participação do prefeito, equipe técnica, empresas e comunidade
A regularização fundiária é uma questão muito importante para o desenvolvimento da cidade e para a garantia jurídica e social dos seus cidadãos. Tendo como objetivo trazer esclarecimentos à população sobre o trâmite dos processos e o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais relacionadas a este tema, a Câmara de Vereadores de Penha – por iniciativa do presidente da casa, Maurício da Costa (MDB), o Lito – realizou na terça-feira (13) uma audiência pública que reuniu parlamentares, o prefeito Aquiles da Costa (MDB), a equipe técnica da Prefeitura, representantes de empresas e da comunidade para debater a regularização fundiária urbana (Reurb).
O Executivo aproveitou a oportunidade para apresentar o resultado dos três meses de lançamento do programa “A Minha Morada”, coordenado pela advogada Mayara Cardoso, que foi contratada pela Prefeitura de Penha para implementar o Reurb. A equipe já analisou 359 processos, dos quais 134 estão aptos para serem encaminhados ao registro de imóveis.
O Reurb envolve um conjunto de ações integradas entre as secretarias de Planejamento, de Assistência Social, IMAP (Instituto de Meio Ambiente) e uma série de outros setores sem os quais não seria possível a sua realização. “O ‘Minha Morada’ traz a Reurb para o seio do governo, do poder municipal, através de uma força-tarefa entre secretarias. Não é apenas entregar a matrícula, mas olhar a questão social dos moradores que estão lá na ponta da corda, vivendo o dia a dia”, ressaltou o prefeito.
A equipe do Programa ‘A Minha Morada’ atende a população na própria sede da Prefeitura de Penha todas as terças-feiras e o novo cadastramento de moradores, interessados em regularização, terá início a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano.
Além de representantes das empresas credenciadas no município para auxiliar na regularização fundiária, a audiência contou com a presença de moradores dos bairros Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão, Loteamento Jardim dos Navegantes (Morro do Cred), Gravatá entre outros.
Além do presidente da casa, Maurício da Costa (MDB), o Lito, estavam ainda presentes os parlamentares Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Antônio Cordeiro Filho (MDB), João Costa (Cidadania), Mário Moser (União), o Marquett, Maurício Brockveld (MDB) e Sebastião Reis Junior (União). “Essa audiência pública foi de fato para promover essa discussão e melhorar a vida das pessoas [...] Este novo programa trouxe uma vida nova ao Reurb de Penha e tenho certeza que, de agora em diante, muitas famílias vão poder regularizar a situação, para que, entre outras coisas, possamos levar água e energia elétrica para essas localidades”, finalizou Lito.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais