18 de novembro de 2022

CVP 112/2022

Alteração do nome do município é discutida em audiência pública

Apoiadores da iniciativa visam incentivar o turismo com a mudança

A eventual mudança do nome do município de Penha foi tema de audiência pública realizada na noite de quinta-feira (17), com a presença de alguns representantes de entidades, empresários e lideranças políticas.

O proponente do evento foi o vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, que mediou o debate juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Maurício da Costa (MDB), o Lito, e também a procuradora geral da casa, Paloma Ayeska de Oliveira.

A iniciativa dos que defendem a mudança do nome da cidade para Balneário Penha visa fomentar o turismo, uma vez que muitos turistas que visitam a região não teriam sequer conhecimento de que o município possui inúmeras praias, além de uma natureza exuberante.

A procuradora do Legislativo Penhense explicou no início da audiência que o evento se trata apenas do começo de uma discussão, sendo que muitos trâmites seriam ainda necessários (caso a iniciativa prossiga) até que de fato seja feita uma consulta popular. “A audiência tem como intuito a ampla discussão com a população sobre o interesse na alteração do nome para Balneário Penha. Esse seria apenas um primeiro passo para uma eventual alteração. Portanto, essa alteração demandaria de um plebiscito com a sociedade de Penha, um posterior estudo técnico e, depois disso, um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo”, ressalta a doutora Paloma.

Também compuseram a mesa o superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Bajara, o secretário de Administração e Fazenda, Luiz Eduardo Bueno, o secretário de Turismo, Cleber Neumann, e ainda Angelo Piazzera, representando Acipen, CDL e DEL, Aurélio Idalgo de Souza, do Núcleo de Hotéis e Pousadas de Penha (Nuphope) e também o ex-vereador Jefferson Ademir Custódio, representando o Instituto de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (IETI).

Também participaram da audiência pública os vereadores Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, o ex-vereador Isac da Costa (PL), o secretário municipal de Assistência Social, Sérgio de Mello, além de empresários do município.