Alteração do nome do município é discutida em audiência pública

CVP 112/2022
Alteração do nome do município é discutida em audiência pública
Apoiadores da iniciativa visam incentivar o turismo com a mudança
A eventual mudança do nome do município de Penha foi tema de audiência pública realizada na noite de quinta-feira (17), com a presença de alguns representantes de entidades, empresários e lideranças políticas.
O proponente do evento foi o vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, que mediou o debate juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Maurício da Costa (MDB), o Lito, e também a procuradora geral da casa, Paloma Ayeska de Oliveira.
A iniciativa dos que defendem a mudança do nome da cidade para Balneário Penha visa fomentar o turismo, uma vez que muitos turistas que visitam a região não teriam sequer conhecimento de que o município possui inúmeras praias, além de uma natureza exuberante.
A procuradora do Legislativo Penhense explicou no início da audiência que o evento se trata apenas do começo de uma discussão, sendo que muitos trâmites seriam ainda necessários (caso a iniciativa prossiga) até que de fato seja feita uma consulta popular. “A audiência tem como intuito a ampla discussão com a população sobre o interesse na alteração do nome para Balneário Penha. Esse seria apenas um primeiro passo para uma eventual alteração. Portanto, essa alteração demandaria de um plebiscito com a sociedade de Penha, um posterior estudo técnico e, depois disso, um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo”, ressalta a doutora Paloma.
Também compuseram a mesa o superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Bajara, o secretário de Administração e Fazenda, Luiz Eduardo Bueno, o secretário de Turismo, Cleber Neumann, e ainda Angelo Piazzera, representando Acipen, CDL e DEL, Aurélio Idalgo de Souza, do Núcleo de Hotéis e Pousadas de Penha (Nuphope) e também o ex-vereador Jefferson Ademir Custódio, representando o Instituto de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (IETI).
Também participaram da audiência pública os vereadores Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, o ex-vereador Isac da Costa (PL), o secretário municipal de Assistência Social, Sérgio de Mello, além de empresários do município.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais