21 de setembro de 2022

CVP 84/2022

Vereadores mirins de Penha fazem visita técnica em São Francisco do Sul

Jovens parlamentares conheceram a principal ETA da cidade

Na tarde de terça-feira (20) a Câmara Mirim de Penha realizou uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de São Francisco do Sul.

Dez vereadores mirins titulares e três suplementes participaram da atividade, acompanhados pela coordenação do Programa Câmara Mirim e da analista de responsabilidade social da Águas de Penha, Maria Rosa França Recalde.

Durante a visita técnica, o supervisor de serviços Lucas Sousa Nogueira e o supervisor operacional Rodi Mayer Rodrigues apresentaram aos jovens parlamentares todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água em São Francisco do Sul. Os funcionários da empresa também falaram sobre a operação do tratamento de esgoto, sendo que as obras de implantação tiveram início em 2019 e atualmente já abrange cerca de 30% dos usuários da cidade.

Em seguida, o grupo conheceu de perto o funcionamento da estação de tratamento de água e o laboratório onde os técnicos avaliam periodicamente a qualidade da água tratada na unidade.

A estação visitada pelos vereadores mirins é do mesmo porte da estação que deverá ser construída no município de Penha a partir de 2023, quando também terá início a implantação do tratamento de esgoto.

A visita técnica foi realizada graças à parceria entre o Programa Câmara Mirim e a Águas de Penha que pertence ao grupo AEGEA, empresa que também possui concessões em São Francisco do Sul, Bombinhas e Camboriú.

Além de conhecer vários detalhes operacionais, os vereadores mirins também aprenderam muito sobre consciência ambiental e a importância da água. “Hoje temos em São Francisco do Sul uma perda média de 25% da água tratada, seja por rompimento de tubulações, vazamentos ou ligações irregulares. Por isso, sempre que vocês ou seus vizinhos identificarem um vazamento é muito importante informar a concessionária para minimizarmos essas perdas”, destaca Lucas.

“Eu achei maravilhosa a visita técnica. Aprendemos várias coisas que não tínhamos ideia de como são, graças aos profissionais que nos deram a palestra, tirando as nossas dúvidas. E o que mais me chamou a atenção foi o momento em que fomos analisar o tratamento da água passo a passo na ETA”, conta Raphaela Leal, vereadora mirim suplente da Escola Estadual Professor João Batista Paiva.

Outro vereador mirim suplente que aproveitou a visita foi Alexandre Gonçalves. “Eu achei interessante fazer essa visita para saber como a água que a gente toma chega até a nossa casa. Nunca ninguém me explicou ao vivo esse processo”, afirma o jovem representante da Escola Municipal João Batista da Cruz.

A próxima atividade do Programa Câmara Mirim será no dia 28 de setembro, às 15 horas, quando será realizada a 2ª Reunião Ordinária Mirim.