20 de junho de 2022

CVP 53/2022

Encontro foi realizado em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc

A Câmara Mirim de Penha está se preparando para a solenidade de posse que será realizado no mês de agosto. Depois de participarem do XI Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis, no dia 1º de junho, os jovens eleitos pelas escolas penhenses prestigiaram o Seminário de Iniciação promovido pela Câmara de Penha em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc na quarta-feira (15), em um encontro mediado por três professores e também com a presença dos vereadores mirins de Balneário Piçarras.

No período da manhã o professor Ricardo Duwe, doutorando em História pela UFSC, trabalhou o tema “O papel do vereador”, abordando com os jovens a importância do Poder Legislativo para o exercício da democracia.

Sandro José Celeste, professor de Filosofia e História e bacharel em Direito, com mestrado profissional em Ensino de História pela UFSC, ministrou a oficina “Você e a Constituição Brasileira”, revelando aos vereadores mirins a importância fundamental da Carta Magna para o funcionamento do Estado Democrático de Direito.

No período da tarde o jovem escritor Leonardo Ames, autor dos livros “A Chave da Oratória” e “Oratória nas Escolas”, ex-vereador mirim no município de Gaspar, proferiu uma oficina onde foram realizadas diversas dinâmicas sobre oratória, com dicas de como falar em público – o que é fundamental para a atividade legislativa.

“Eu avalio que o seminário foi excelente, a participação dos vereadores e vereadoras mirins foi intensa e qualificada e os professores ficaram encantados com o grupo. Os temas que foram desafiados a trazer como problemas e suas soluções trouxeram à tona o olhar da juventude sobre o transporte coletivo, saúde e educação, entre outros temas. Outro ponto positivo foi a participação dos vereadores e vereadoras mirins de Balneário Piçarras, trazendo para o seminário uma perspectiva regional também”, considera Alciléa Medeiros Cardoso, a coordenadora do Núcleo de Educação para a Democracia, da Escola do Legislativo da Alesc.

Participaram do Seminário (que este ano já foi realizado em 15 municípios de Santa Catarina) os vereadores mirins titulares e suplentes de Penha, e também os titulares de Balneário Piçarras, totalizando 28 jovens presentes.

O próximo compromisso dos vereadores mirins penhenses (desta vez somente os titulares) ocorre nesta quarta-feira (22), às 14 horas, quanto estes terão mais um encontro de formação voltado para a compreensão dos trâmites legislativos, composição das comissões e da Mesa Diretora Mirim e orientações para a posse que será realizada no dia 24 de agosto.

Legenda: Seminário de Iniciação do Vereador Mirim reuniu jovens de Penha e Balneário Piçarras

Galeria de fotos: https://www.cvp.sc.gov.br/foto/455