Vereadores mirins de Penha participam de Encontro Estadual

02 de junho de 2022
Vereadores mirins de Penha participam de Encontro Estadual

CVP 44/2022

Evento promovido pela Escola do Legislativo da Alesc reuniu 38 Câmaras Mirins de Santa Catarina

Palestras, diversas dinâmicas, mesa redonda com experiências de sucesso, apresentações artísticas e muita animação foram os principais ingredientes do XI Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo da Alesc, em Florianópolis, na quarta-feira (1).

O evento reuniu 38 Câmaras Mirins do Estado no Auditório Deputada Antonieta de Barros e no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a participação de mais de 500 jovens, incluindo os 11 vereadores mirins do município de Penha, além de diversos deputados e deputadas estaduais e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), desembargador Leopoldo Brüggemann.

Os vereadores mirins também tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio Barriga Verde, visitando o Plenário e compreendendo melhor como se dão os trabalhos dos deputados estaduais. “O encontro estadual foi muito legal. Amei as palestras, as músicas e as dinâmicas. Esse evento vai ficar na lembrança e na história”, ressalta o vereador mirim Esmael Silva, representante da Escola Especial Henny Coelho, a Apae de Penha.

O encontro também foi especial para Luana Köche Felício, vereadora mirim eleita pela Escola Básica Municipal João Antônio Pinto. “Eu gostei muito do evento, foi algo maravilhoso e espero que isso aconteça mais vezes”, considera.

Os vereadores mirins penhenses Jennifer Vitória França Cabral, Luan Miguel da Silva Gomes e Mikael Calebe de Souza tiveram uma participação especial no evento. Juntos cantaram a música Aquarela, de Toquinho.

O presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Maurício da Costa (MDB), que reativou o programa Câmara Mirim após quatro anos, também prestigiou o evento juntamente com o vereador e vice-presidente Maurício Brockveld (MDB).

Cursos de formação

A próxima etapa do Programa Câmara Mirim de Penha será no dia 15 de junho. Diplomados em uma solenidade realizada no dia 26 de maio, os 11 vereadores mirins e os 11 suplentes irão participar de um curso de formação nos períodos da manhã e da tarde com uma equipe de professores da Escola do Legislativo da Alesc, dessa vez na sede do Legislativo Penhense.

Nesta oportunidade, os jovens terão cursos de oratória, Constituição e processo legislativo, iniciando a série de encontros de preparação para a posse que ocorrerá no dia 24 de agosto.

Fotos (Divulgação): https://www.cvp.sc.gov.br/foto/451