Solenidade marca a formatura da primeira turma de Promotoras Legais Populares
CVP 22/2022
Curso foi realizado em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Penha
Adrielly da Silva Cardoso; Amanda Eloisa Alvarenga; Bruna Carolina Cândido dos Santos; Desley Oliveira Silva; Elenice Aparecida dos Santos; Graziela Tonioti Mafra; Lêda Adriana Freitas Carneiro; Maria Bernadete Medeiros Lage; Maria Carolina Passos; Soeli Aparecida Ramalho Alves; Stephany Ribeiro dos Santos e Tatiane Paixão de Souza. Estas são as 12 formandas do primeiro curso de Promotoras Legais Populares (PLP’s) do município de Penha, iniciativa do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA) em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores Penha.
A formatura foi realizada em uma solenidade na terça-feira (29) na sede do Legislativo Penhense, com a presença de autoridades, voluntárias do CMBA, familiares e amigos das formandas – que iniciaram o curso em agosto de 2021, sob a coordenação de Regina Santos da Silva, presidente do Coletivo de Mulheres e idealizadora do curso em Santa Catarina.
O procurador especial da mulher, vereador Everaldo Dal Pozzo (MDB), o Italiano, foi o anfitrião do evento, juntamente com o vereador Mário Moser “Marquett” (União) – que é procurador adjunto – e ainda Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que foi procurador da mulher em 2021 e que articulou a parceria entre o Legislativo Penhense e o CMBA.
A formatura contou ainda com a presença da vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino (MDB), do secretário municipal de Assistência Social, Sérgio de Mello e também do comandante do Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (Grasc), Romário Júlio Bittencourt.
“Quero agradecer à nossa equipe que faz a diferença não só na cidade de Penha mas em toda a região. Sem elas, nada seria possível. Agradeço a essas mulheres lindas que fazem o CMBA acontecer. Muito obrigado a todos pelo prestígio”, frisa Regina.
O procurador da mulher da Câmara de Penha ressaltou o esforço de todas as alunas do curso de PLP. “Quero parabenizar vocês mulheres que saíram de casa para fazer esta formação até chegarem aqui. Continuem, porque este trabalho é muito importante para o enfrentamento à violência”, conclui Italiano.
O curso foi ministrado por voluntárias e voluntários, tendo início no segundo semestre de 2021. Os encontros foram realizados na sede do Legislativo Penhense, com suporte e apoio da Procuradoria Especial da Mulher.
As Promotoras Legais Populares (PLP’s) são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de direito, organização do Estado e do Poder Judiciário, direitos humanos, entre outras temáticas de acordo com a comunidade onde estão inseridas. A atuação é voluntária e visa orientar e acolher as mulheres vítimas de violência, buscando a garantia de seus direitos.
Fotos: https://www.cvp.sc.gov.br/foto/433
Vídeo: https://youtu.be/2XUaEIaUojo
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais