CMBA e Câmara de Penha realizam formatura de PLP’s na terça-feira (29)

28 de março de 2022
CMBA e Câmara de Penha realizam formatura de PLP’s na terça-feira (29)

CVP 20/2022

Na terça-feira (29) o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Penha, realiza a solenidade de formatura da primeira turma de Promotoras Legais Populares (PLP’s) do município. O evento será realizado na sede do Legislativo Penhense às 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Online.

O curso teve início em agosto do ano passado e foi ministrado por voluntárias e voluntários vinculados ao CMBA em encontros que foram realizados no plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, cedido pelo Legislativo Penhense, com suporte e apoio da Procuradoria Especial da Mulher.

A turma tem 15 formandas: Adrielly da Silva Cardoso; Amanda Eloisa Alvarenga; Bruna Carolina Cândido dos Santos; Desley Oliveira Silva; Elenice Aparecida dos Santos; Graziela Tonioti Mafra; Laudinete Aparecida dos Santos; Lêda Adriana Freitas Carneiro; Maria Aparecida Alves; Maria Bernadete Medeiros Lage; Maria Carolina Passos; Maria Fernanda Travalloni y Bongianni; Soeli Aparecida Ramalho Alves; Stephany Ribeiro dos Santos e Tatiane Paixão de Souza.

“Elas vão atuar em parceria com o CMBA, com o município, com a Assistência Social e também em sua própria comunidade. As Promotoras Legais Populares são multiplicadoras do que elas aprenderam em direitos e cidadania”, explica Regina Santos da Silva, presidente do CMBA e uma das idealizadoras do curso de formação no município de Penha.

PLP’s

As Promotoras Legais Populares (PLP’s) são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de direito, organização do Estado e do Poder Judiciário, direitos humanos, entre outras temáticas de acordo com a comunidade onde estão inseridas. A atuação dessas lideranças visa orientar e acolher as mulheres vítimas de violência, buscando a garantia de seus direitos.

A proposta central é estimular e criar condições para que as mulheres conheçam seus direitos, incluindo as leis e mecanismos jurídicos, tornando-as capazes de tomar iniciativas e decisões em defesa dos direitos humanos, desenvolvendo consciência crítica no combate ao sexismo, ao machismo e violência de gênero.

Foto (Arquivo CVP) Curso de formação de PLP’s teve início em agosto de 2021