Representante do CMDM fala sobre os desafios enfrentados pelas mulheres

08 de março de 2022
Representante do CMDM fala sobre os desafios enfrentados pelas mulheres

CVP 16/2022

A participação da empresária e arquiteta Janete Krueger, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), foi o grande destaque da 7ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (7), por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado todos os anos no dia 8 de março.

A fala de Janete foi voltada para os desafios enfrentados pelas mulheres penhenses, considerando-se a falta de políticas públicas no município, a desigualdade no mercado de trabalho e também a questão da violência, que em pleno século XXI ainda representa uma grande ferida em nossa sociedade.

Ela destacou que além de acolhimento para às mulheres vítimas de violência doméstica, também se faz necessário o acompanhamento e o tratamento dos homens agressores, que muitas vezes possuem um histórico de família desestruturada, onde a violência faz parte do cotidiano. “Gostaria de pedir a cada um de vocês, homens, que tenham empatia pelos problemas das mulheres. Ajudem e façam acontecer! Isso vai ser bom para nós hoje, para nossa geração, mas também para as gerações futuras”, ressaltou.

Após sua fala, a representante do CMDM respondeu questionamentos e ponderações dos vereadores e recebeu uma singela homenagem do presidente do Legislativo Penhense, Maurício da Costa (MDB), o Lito. “Nesta data tão significativa, nós registramos nosso reconhecimento da força feminina e do valor das mulheres em nossas vidas. Eu quero agradecer a Janete pela disponibilidade de estar aqui na Câmara, representando o Conselho, e esperamos poder contribuir ainda mais para a promoção da igualdade e respeito, principalmente no combate à violência”, considera o presidente.

Estrutura administrativa

Os vereadores aprovaram na ordem do dia da  7ª Reunião Ordinária o substitutivo global ao Projeto de Lei Complementar nº 1/2022 que acrescenta dispositivos da lei complementar nº 96/2015   e seus anexos. Lei que “dispõe sobre consolidação das leis relativas a estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Penha, a fixação de vencimentos e dá outras providências”.

Com a aprovação, ficam criados na estrutura administrada da casa os cargos efetivos de controlador interno, tesoureiro e técnico em audiovisual, além de mais um cargo em comissão de assessor legislativo (atualmente a Câmara de Penha possui apenas dois assessores legislativos – sendo que os vereadores não possuem assessores em seus gabinetes).

Os cargos efetivos serão ocupados através de concurso público, cujo edital deve ser lançado até o final deste ano. Somente após o preenchimento dos cargos efetivos é que o Legislativo Penhense contratará mais um assessor legislativo.

Fotos: https://www.cvp.sc.gov.br/foto/428

Vídeo: https://youtu.be/ymz6C8IXPLU