Aprovada a implantação do Processo Legislativo Digital
CVP 14/2022
Resolução tornará mais dinâmicos os processos no âmbito da Câmara de Penha
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na quarta-feira (2), durante a 6ª Reunião Ordinária, a implantação do Processo Legislativo Digital na casa de leis. O Projeto de Resolução nº 1/2022, de autoria da Mesa Diretora, visa tornar mais dinâmicos os trabalhos legislativos bem como os trâmites dos processos e a comunicação de atos no âmbito da CVP.
As tecnologias utilizadas no processo digital são o Sistema Eletrônico de Assinatura Digital, o Sistema Legislativo Digital e o Sistema de Correio Eletrônico (regulamentando a prática de envio de projetos oriundos do Poder Executivo por email específico, indicado pela Mesa Diretora).
Em resumo, o Sistema Legislativo Digital é a ferramenta oficial de disponibilização, organização, tramitação, apresentação, manutenção e transparência de documentos eletrônicos do processo legislativo digital do Município de Penha, por meio da internet.
A reunião ordinária ocorreu excepcionalmente na quarta-feira devido ao ponto facultativo de carnaval decretado no município (segunda e terça foi ponto facultativo).
Encaminhamentos
Na pauta da reunião ordinária também foram encaminhadas seis indicações e três pedidos de informação, além de um requerimento para a Mesa Diretora.
Dois projetos de lei tiveram seus trâmites iniciados na casa: O PLO nº 5/2022, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), institui o programa “Junho Vermelho” – dedicado à realização de campanhas de incentivo à doação de sangue. Já o PLO nº 7/2022, do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, dispõe sobre a implantação de sistema de captação de energia solar e de sistema de captação, armazenamento e utilização de aguas pluviais nas construções de novos prédios públicos municipais.
Confira a pauta aqui.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Maurício Brockveld será o presidente da CPI da Águas de Penha, e Toninho, o relator da comissãoMaurício Brockveld será o presidente da CPI, e Toninho, o relator da comissão
20 de fevereiro de 2026 ver mais -
Câmara de Penha reúne cerca de 100 pessoas em audiência pública sobre educação especialProfessores cobram estrutura, valorização e definição clara de atribuições; secretária apresenta avanços e pede prazo para avaliar demandas
20 de fevereiro de 2026 ver mais -
Câmara de Vereadores aprova instalação de CPI para investigar contrato com a Águas de PenhaCriação foi motivada por denúncias publicadas no portal UOL
19 de fevereiro de 2026 ver mais