Campanha Fevereiro Roxo faz alerta para diagnóstico precoce de doenças

09 de fevereiro de 2022
Campanha Fevereiro Roxo faz alerta para diagnóstico precoce de doenças

CVP 06/2022

Em ação que faz parte da Campanha Fevereiro Roxo, da Câmara de Vereadores de Penha, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Shirlei Maiara Bento,  gravou um vídeo falando sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, doença que durante muitos anos foi conhecida como lepra, trazendo estigma e preconceito para os pacientes.

Causada por uma bactéria, a hanseníase atinge majoritariamente a pele e alguns nervos periféricos, fazendo com que o paciente perca a força muscular e a sensibilidade tátil. “Neste mês de fevereiro, o município de Penha chama atenção da população e dos funcionários para o tratamento e a descoberta precoce da hanseníase, onde estaremos em todas as Unidades de Saúde alertando sobre essa doença que tanto vem trazendo prejuízo para a nossa população”, ressalta Shirlei, que atua há quatro anos no programa hanseníase e tuberculose do município.

“Não fique na dúvida! Qualquer alteração que surgir no seu corpo, procure o profissional da área da enfermagem, nos procure aqui no NAM, pois estaremos disponíveis para esclarecer suas dúvidas, chegando a um diagnóstico precoce, onde você terá maior chance de encontrar a cura para esta doença”, conclui a enfermeira.

Fevereiro Roxo

A campanha Fevereiro Roxo, criada no ano de 2014, visa conscientizar a população sobre algumas doenças, entre elas, o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus.

O diagnóstico precoce é fundamental para que as pessoas acometidas por uma dessas doenças possam ter o tratamento adequado e melhor qualidade de vida.

A cada semana do mês de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Penha vai divulgar um vídeo com um profissional de saúde falando sobre o diagnóstico e o tratamento.

Confira o vídeo desta semana sobre a hanseníase aqui.