Procuradoria da Mulher da Câmara de Penha apresenta relatório anual

14 de dezembro de 2021
Procuradoria da Mulher da Câmara de Penha apresenta relatório anual

CVP 129/2021

A Procuradoria Especial da Mulher apresentou na segunda-feira (13), durante a 47ª Reunião Ordinária, o relatório de suas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2021. Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão – procurador especial da Mulher – ressaltou a importância do órgão instituído no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha para a promoção e defesa dos direitos das mulheres. “Quero agradecer ao presidente desta casa [Maurício Brockveld] pelo apoio incondicional a esta Procuradoria da Mulher”, destacou o procurador da mulher.

No relatório constam as reuniões feitas com entidades de classe sobre a violência contra a mulher, realização de lives sobre diversos temas, parceria com o Observatório Estadual da Violência Contra a Mulher (órgão que está sendo implantado na Alesc), apoio e suporte ao curso de Promotoras Legais Populares (PLP’s), em parceria com o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), eventos e palestras nas campanhas Agosto Lilás, Outubro Rosa e Novembro Azul, evento do Mês da Consciência Negra, além da realização do 1º Papo de Empreendedora, roda de conversa que reuniu mulheres empresárias da cidade para troca de experiências.

O relatório ainda destaca a homenagem à primeira deputada negra eleita no país. A catarinense Antonieta de Barros agora empresta o seu nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Penha.

Por fim, a procuradoria encaminhou o projeto de Resolução nº 7/2021 que cria o Conselho Especial da Mulher que segue o trâmite na casa até ser votado em plenário. Trata-se de um órgão colegiado que tem por finalidade auxiliar os trabalhos realizados pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, formado por cinco titulares e cinco suplentes mulheres. “Com a aprovação desta resolução, teremos um conselho permanente de mulheres para atuar junto à Câmara de Penha”, explica Ferrão.

Ao término da apresentação, Ferrão, juntamente com os procuradores adjuntos Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Roberto Leite Junior (Cidadania) e ainda a servidora Tatiane Willem, que assessora os trabalhos do órgão, entregaram formalmente o relatório para o presidente da casa, Maurício Brockveld (MDB), prestando contas do trabalho desenvolvido em 2021.