Câmara aprova a revogação da lei do “bate-estaca” e alteração do Plano Diretor

CVP 67/2021
Devido ao feriado de aniversário de Penha, que completou 63 anos de emancipação política no dia 19 de julho, a Câmara de Vereadores de Penha realizou a 26ª Reunião Ordinária na terça-feira (20), ocasião em que os vereadores discutiram e aprovaram dois projetos de lei.
Um dos destaques foi a aprovação do projeto que revoga a Lei Municipal nº 3.173, de 17 de junho de 2020, que trata do regramento sobre o uso do “bate-estaca” na construção civil. O Projeto de Lei Ordinária nº 32/2021, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado com nove votos favoráveis e um contrário do vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano (que foi autor do projeto aprovado no ano passado).
Por unanimidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 08/2021, do Executivo, que altera o anexo VI e a tabela de detalhamento dos parâmetros para o setor de preservação da paisagem turística na faixa praial do Plano Diretor (Lei Complementar nº 02/2007) – com uma emenda modificativa de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.
Este projeto altera o zoneamento na Praia de Armação do Itapocorói e Praia de São Miguel, para regularização de edificações no município de Penha, altera a Tabela de Detalhamento dos Parâmetros para o Setor de Preservação da Paisagem Turística na Faixa Praial da Zona Especial de Ocupação Tradicional da Praia de Armação (D) - trecho entre a rua Itajaí até o Cascalho – e da Zona Especial de Ocupação Tradicional da Praia de São Miguel (E) – entre os Costões Leste e Oeste da Praia de São Miguel.
Com as alterações, a altura máxima total das edificações nas Zonas Especiais de Ocupação Tradicional da Praia de Armação e da Praia de São Miguel fica limitada a 13 metros. Com a aprovação da emenda modificativa de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (acompanhando deliberação do Concidade), estas edificações ficam limitadas a três pavimentos.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais