Sargento da Marinha recebe moção de aplausos do Legislativo

13 de julho de 2021
Sargento da Marinha recebe moção de aplausos do Legislativo

CVP 63/2021

Os vereadores penhenses concederam uma moção de aplausos a Patrício Laurino de Souza, promovido recentemente a 1º Sargento da Marinha do Brasil, atuando no gabinete do ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM). O ministro veio pessoalmente acompanhar a homenagem ao seu assessor.

A aprovação da moção nº 10/2021, de autoria do vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, ocorreu durante a 25ª Reunião Ordinária realizada na segunda-feira (12), com a presença de Patrício e seus familiares, além do próprio vice-presidente do STM e do Suboficial Mor Guilherme Alves de Souza Filho, da Capitania dos Portos de Itajaí.

Laurino sentiu-se muito feliz pelo reconhecimento do Legislativo de sua cidade natal, onde vive até hoje sua família. “É muito emocionante! O tenente Milton Fonseca [que dá nome ao Plenário da Câmara de Penha] eu conheci quando era criança e sempre me inspirei. Eu via ele de farda e queria ser militar também. É muito orgulho estar sendo homenageado aqui hoje. Só tenho a agradecer”, ressaltou o 1º Sargento da Marinha do Brasil.

O ministro Péricles Queiroz aproveitou o uso da tribuna para reconhecer o esforço e a trajetória do assessor de seu gabinete. “Quero parabenizar aqui o Sargento Laurino. Eu o conheci aqui através dos nossos amigos, dona Zeza e Pedro, empresários aqui do município. De imediato eu percebi que o currículo dele é riquíssimo, um homem dedicado aos seus estudos e à Marinha do Brasil. E naquela mesma noite fiz o convite a ele para que viesse integrar o meu gabinete de ministro civil do Superior Tribunal Militar [...], onde ele desempenha relevante serviço de assessoramento jurídico e é muito querido por todos”.

O ministro ainda ressaltou que o sargento Laurino recebeu a Ordem do Mérito do Judiciário Militar no ano passado e, em 2021, também foi contemplado com a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar.

“Eu creio que essa homenagem é memorável e eu vou levar para o resto da minha vida. Laurino é filho da terra e mais do que merecedor desta homenagem”, destacou o Suboficial Guilherme.

Para o presidente da Câmara de Penha, Maurício Brockveld (MDB), a trajetória do oficial da Marinha é motivo de orgulho para o município. “É importante esta homenagem para mostrar para as pessoas que o esforço pode levar as pessoas a alcançarem o que buscam. A pessoa que estuda vai onde ela quer [...] É um prazer poder aprovar esta moção de aplausos em reconhecimento ao Sargento Laurino”, ressaltou.

Biografia

Nascido em 13 de setembro de 1982 em Itajaí, Patrício Laurino criou-se em Armação, no município de Penha, aprendeu as primeiras letras na Escola João Antônio Pinto (no bairro Olaria), estudou o ensino primário na Escola Raquel Figueiredo de Assis (Morro do Ouro) e conclui o ensino fundamental e médio no Colégio João Batista Paiva (Praia Grande). No ano de 2000 foi aprovado no concurso para Aprendiz-Marinheiro, seguindo carreira na Marinha do Brasil.

Em 2006 conclui o curso para Cabo com especialização em Eletrônica, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, no Rio de Janeiro. Bacharel em Direito com pós-graduação em Direito Penal Militar e Processual Penal Militar na Universidade Cândido Mendes, Patrício também é licenciado em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Selecionado para participar de um programa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Turismo, fez um curso de Qualificação em Turismo, Hotelaria e Língua Estrangeira na Universidade de Alicante na Espanha.

Desde 2017 Laurino serve no Superior Tribunal Militar em Brasília, junto ao gabinete do Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, atual vice-presidente do STM, sendo promovido a 1º Sargento no dia 11 de junho deste ano.

Vídeo da 25ª Reunião Ordinária