Convidadas da Procuradoria da Mulher falam sobre participação feminina na política

21 de maio de 2021

CVP 44/2021

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha realizou mais uma série de lives. Desta vez o foco foi o debate sobre a participação da mulher na política, que é um dos objetivos do órgão criado em 2017 no âmbito do Legislativo Penhense.

As conversas virtuais foram mediadas pelo vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é Procurador Especial da Mulher e ocorreram nos dias 18, 19 e 20 de maio com três importantes lideranças femininas da região.

A empresária e mentora de negócios Muri Rocha deu início à série da terça-feira (18), compartilhando a experiência de duas campanhas para vereadora (2016 e 2020) e também falando sobre a criação do movimento suprapartidário Penha para Elas, que visa fomentar a participação das mulheres na vida política da cidade.

Muri falou dos desafios enfrentados pelas mulheres na política. “A gente tem que colocar as pessoas em primeiro lugar e pensar realmente nas mulheres como grande força, não só para cuidar dos filhos e da casa. Elas também podem e devem estar na política”, ressalta a empresária, citando pesquisas que comprovam que a participação das mulheres na política reduz drasticamente os índices de corrupção.

Na quarta-feira (19) Ferrão – com a participação do vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, que é procurador adjunto na PEM – recebeu como convidada no bate-papo virtual a vereadora de Navegantes Sol Dapper (DEM), que assumiu o comando da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo Municipal da cidade vizinha.

O trabalho em defesa dos animais foi o que levou Sol a entrar para a política, candidatando-se nas eleições de 2020. “Eu já tinha uma causa antes de entrar para política, tanto a casa animal como em prol das pessoas. E isso me tornou um pouco conhecida e fez com que as pessoas apostassem no novo. Tanto que houve uma renovação muito grande na nossa Câmara de Vereadores”, explica Sol.

Por fim, na quinta-feira (20), a Procuradoria da Mulher recebeu Nadja Zanol que é formada em Relações Públicas pela Univali e já foi assessora parlamentar na Câmara de Penha, ocasião em que coordenou o Programa Câmara Mirim. “Vamos nós mulheres ajudar a enriquecer esse debate, esse diálogo no meio público, colocar o nosso olhar e o nosso ponto de vista, defendendo as nossas pautas”, ressalta Zanol.

Ferrão considerou que a série de lives foi importante dentro do que foi proposto pela Procuradora da Mulher, dando a oportunidade para que mulheres  falassem de suas experiências na política. “Uma das lições que a gente tira é que nós não podemos parar de falar da importância da participação da mulher na política, o que geralmente ocorre apenas quando chegam as eleições. Precisamos falar disso agora, promovendo a participação imediata e efetiva delas”, ressalta o Procurador Especial da Mulher.

Ainda no primeiro semestre a Procuradoria da Mulher da Câmara de Penha deve dar continuidade às suas lives com o tema “Empreendedorismo Feminino”.

Os vídeos das lives estão disponíveis no canal do youtube da Câmara de Penha:

Muri Rocha

Sol Dapper