Convidadas da Procuradoria da Mulher falam sobre participação feminina na política

CVP 44/2021
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha realizou mais uma série de lives. Desta vez o foco foi o debate sobre a participação da mulher na política, que é um dos objetivos do órgão criado em 2017 no âmbito do Legislativo Penhense.
As conversas virtuais foram mediadas pelo vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é Procurador Especial da Mulher e ocorreram nos dias 18, 19 e 20 de maio com três importantes lideranças femininas da região.
A empresária e mentora de negócios Muri Rocha deu início à série da terça-feira (18), compartilhando a experiência de duas campanhas para vereadora (2016 e 2020) e também falando sobre a criação do movimento suprapartidário Penha para Elas, que visa fomentar a participação das mulheres na vida política da cidade.
Muri falou dos desafios enfrentados pelas mulheres na política. “A gente tem que colocar as pessoas em primeiro lugar e pensar realmente nas mulheres como grande força, não só para cuidar dos filhos e da casa. Elas também podem e devem estar na política”, ressalta a empresária, citando pesquisas que comprovam que a participação das mulheres na política reduz drasticamente os índices de corrupção.
Na quarta-feira (19) Ferrão – com a participação do vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, que é procurador adjunto na PEM – recebeu como convidada no bate-papo virtual a vereadora de Navegantes Sol Dapper (DEM), que assumiu o comando da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo Municipal da cidade vizinha.
O trabalho em defesa dos animais foi o que levou Sol a entrar para a política, candidatando-se nas eleições de 2020. “Eu já tinha uma causa antes de entrar para política, tanto a casa animal como em prol das pessoas. E isso me tornou um pouco conhecida e fez com que as pessoas apostassem no novo. Tanto que houve uma renovação muito grande na nossa Câmara de Vereadores”, explica Sol.
Por fim, na quinta-feira (20), a Procuradoria da Mulher recebeu Nadja Zanol que é formada em Relações Públicas pela Univali e já foi assessora parlamentar na Câmara de Penha, ocasião em que coordenou o Programa Câmara Mirim. “Vamos nós mulheres ajudar a enriquecer esse debate, esse diálogo no meio público, colocar o nosso olhar e o nosso ponto de vista, defendendo as nossas pautas”, ressalta Zanol.
Ferrão considerou que a série de lives foi importante dentro do que foi proposto pela Procuradora da Mulher, dando a oportunidade para que mulheres falassem de suas experiências na política. “Uma das lições que a gente tira é que nós não podemos parar de falar da importância da participação da mulher na política, o que geralmente ocorre apenas quando chegam as eleições. Precisamos falar disso agora, promovendo a participação imediata e efetiva delas”, ressalta o Procurador Especial da Mulher.
Ainda no primeiro semestre a Procuradoria da Mulher da Câmara de Penha deve dar continuidade às suas lives com o tema “Empreendedorismo Feminino”.
Os vídeos das lives estão disponíveis no canal do youtube da Câmara de Penha:
Fotos (galeria)
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais