Parlamento de Penha realiza curso de capacitação para jovens da Câmara Mirim

19 de fevereiro de 2016
Parlamento de Penha realiza curso de capacitação para jovens da Câmara Mirim

Posse da Legislatura de 2016 ocorrerá no dia 9 de março

Na tarde de quarta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Penha realizou o primeiro curso de formação da Câmara Mirim, com os alunos eleitos (titulares e suplentes) pelas escolas que participam do programa na Legislatura Mirim de 2016.

O curso pretende capacitar os jovens vereadores em oratória, cidadania, ética e responsabilidade, política, estado e organização social. O trabalho é coordenado pelo chefe de gabinete da CVP, Evandro Luiz Pasa, que está à frente do programa Câmara Mirim, juntamente com a assessora parlamentar Nadja Zanol.

Ana Caroline Ramalho, 14 anos, tem uma preocupação com as praias de Penha. A jovem é a representante titular da Escola Manoel Henrique de Assis e espera aprender mais sobre política e cidadania, buscando contribuir com a cidade. “Espero adquirir conhecimento, responsabilidade e fazer amizade com os meus colegas”, ressalta Ana, que é natural de Porto Alegre (RS) e vive há oito anos com sua família na Armação.

A vereadora mirim faz parte dos Bombeiros Voluntários e pretende contribuir com projetos e ideias para que Penha tenha praias limpas, com mais infraestrutura. “Eu amo a Penha, mas quando vim pra cá eu vi que as praias eram sujas e mal cuidadas. Considerando que a nossa maior riqueza é o turismo, temos que cuidar das nossas praias”, alerta Ana.

Leonardo Aroldo Cordeiro, 14 anos, é suplente da Escola Professora Edith Prates Gonçalves. O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental conta que resolveu se candidatar a uma vaga na Câmara Mirim por influência de uma amiga que participou do programa em 2015. O jovem é morador do bairro Santa Lídia e, mesmo sendo suplente, pretende cobrar dos representantes eleitos um posicionamento com relação às ruas de seu bairro. “Quando chove não dá nem pra passar de carro na minha rua”, reclama Leonardo.

Para o jovem, os políticos poderiam contribuir muito mais com o município. “Eu ouço falar que eles prometem mas não cumprem. Por isso eu me candidatei para a Câmara Mirim, para saber como é na verdade”, conclui.

Posse acontece no dia 9 de março

A cerimônia de posse dos novos vereadores mirins será realizada no dia 9 de março na sede da Câmara de Vereadores de Penha.  A diplomação dos jovens legisladores ocorreu em dezembro, após a eleição realizada nas escolas que mobilizou professores e alunos de todo o município.

Em 2016 o programa continua com fôlego. Na próxima quarta-feira (24) acontece a segunda etapa do curso de capacitação.