Solenidade marca entrega do título de Cidadão Honorário de Penha ao padre Inácio Bonvechio

14 de dezembro de 2015

Para completar o calendário de 2015, a Câmara de Vereadores de Penha realiza, no próximo dia 16 de dezembro, a última reunião solene do ano. Os parlamentares vão homenagear o senhor Inácio Bonvechio que completou no último dia 3, os seus 76 anos de vida, estes compartilhados com muitos em gestos de bondade e acolhimento. Bonvechio é o sobrenome do querido padre Inácio, da Capela Cristo Rei, da comunidade Cohab. Ele receberá o título de Cidadão Honorário de Penha a partir das 20 horas, na sede da Câmara.

Como proposição do vereador Sérgio de Mello, atendida pela Mesa Diretora, a intenção é reconhecer a contribuição que o padre Inácio dá para o Município, atendendo aqueles mais humildes e atuando com serenidade e sabedoria, incentivando a fé.

Mais do que uma atuação religiosa, o devoto de São Francisco mantém um legado cidadão e, por isso, será eternizado como munícipe de Penha. Para o vereador Sérgio de Mello, ele representa para a cidade alguém com quem se pode contar a qualquer hora do dia ou da noite.

“Um ser humano que está sempre disponível às pessoas. Totalmente dedicado à igreja, é um sonhador no sentido em que iniciou os trabalho em uma pequena sala, depois conseguiu adquirir um terreno para construir uma meia água onde realizou muitas celebrações e chegou ao ponto de edificar uma igreja de estrutura grandiosa e arquitetura diferenciada representando o esforço daquela comunidade”, considerou Sérgio.

Devoto de São Francisco de Assis, padre Inácio é um grande sonhador, homem de fé, esperança e muita persistência. Conduziu seus ideais baseado na vida dos santos. Padre Inácio, com muita sabedoria e mãos abençoadas, coordena a Igreja Cristo Rei até os dias de hoje não apenas dando as ideias, mas também colocando a mão na massa. Ele consegue, apesar de ser padre, ter amigos e pessoas que o procuram de diversas religiões.

Peregrinação

Sendo um dos dez filhos de Virgílio Bonvechio e Amélia Lunelli, nasceu no interior de Santa Catarina, na cidade de José Boiteux. Aos 12 anos de idade ingressou no Seminário de Salete. Continuou seus estudos até 1963, passando pelas cidades de Brusque (SC) e Curitiba (PR). A partir daquele ano, ele concluiria o estudo em Teologia na Alemanha, onde permaneceu durante cinco anos.

Ordenou-se padre em 1968 e retornou ao Brasil um ano depois, atuando nas cidades de Joinville e Blumenau até 1973 quando se afastou de suas atribuições de padre, em função do movimento político. Durante a segunda metade do período de chumbo, atuou como professor em escola particular e foi metalúrgico na fábrica da Volkswagen, em São Paulo.

No ano de 1982, veio morar no bairro de Santa Lídia, no Município de Penha, adquirindo uma propriedade do seu trabalho, exercendo a profissão de agricultor. Em 1985, retornou a atuar na sua vocação de Padre em Itajaí. Em 1987, iniciou um trabalho de evangelização em Penha.

Em 1993, com muito esforço e reunindo suas economias, adquiriu os dois primeiros lotes na localidade da COAB, onde incentivou a comunidade a também se unir e adquirir os outros lotes onde hoje é a Igreja Cristo Rei. Ainda no mesmo ano foi construída uma pequena igreja de madeira e dando início às atividades da Capela Cristo Rei.

Após seis anos do lançamento da pedra fundamental, inaugurada com a visita ao Brasil do Papa Bento XVI, a tão sonhada igreja foi edificada no final de 2013. E desde então realiza suas celebrações em novo ambiente, permanecendo em fase final de acabamento.

Registro de release 0074/2015/CVP