Vereadores mirins encerram legislatura 2015

10 de dezembro de 2015
Vereadores mirins encerram legislatura 2015

“Muita gente achava que eu ia desistir por causa da minha pouca idade e aqui estou eu. Fiz várias proposições que ajudaram a minha escola e toda a comunidade de Penha, o que muita gente também achava que eu não iria conseguir”, afirma João Paulo de Barros, 11 anos. O mais jovem vereador mirim da legislatura 2015, aluno do Centro de Educação Infantil Peter Pan, deu o tom do evento que marcou o encerramento do Programa Câmara Mirim de Penha em 2015.

A reunião solene aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores na última terça-feira (9) com a presença dos 11 pequenos vereadores eleitos pelas escolas de Penha, em um encontro prestigiado por autoridades, familiares e amigos dos legisladores mirins que, ao longo do ano, discutiram políticas públicas voltadas para a comunidade, em sete reuniões ordinárias realizadas durante o ano.

A presidente da Câmara Mirim, na legislatura de 2015, a jovem Joana Jacinto Cardoso, demonstrou muita gratidão pela oportunidade de participar do programa. “Ao longo desse tempo tão especial que passamos aqui dentro, os colaboradores da Câmara nos acolheram sempre com todo carinho, cuidado e atenção”, destaca.

Nadja Zanol, coordenadora do programa Câmara Mirim, diz que o resultado mais relevante do programa foi a mudança de visão sobre política e cidadania. “Muitos perceberam pela primeira vez qual é a importância do voto, entenderam como funciona a divisão dos poderes e, principalmente, compreenderam qual é o papel do vereador”, ressalta a assessora parlamentar que coordenou o programa juntamente com o Chefe de Gabinete Evandro Luiz Pasa.

A cerimônia marcou também a diplomação dos Vereadores Mirins titulares e suplentes eleitos para a legislatura de 2016 que, no exercício do próximo ano, participarão de cursos de formação em várias áreas, tendo a oportunidade de aprender sobre política e acerca do Poder Legislativo, compreendendo a importância do exercício da cidadania para a melhoria da comunidade em que estes jovens estão inseridos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Penha, vereador Felipe Rebello Schimidt, que também compôs a mesa com os vereadores mirins, anunciou o término do evento com o descerramento da placa comemorativa alusiva à legislatura de 2015. “Foi uma noite especial. O programa foi retomado em 2015, depois de treze anos estagnado. O trabalho deles foi notável durante o ano. Foi muito satisfatório o desenvolvimento que eles tiveram desde o início do programa. E, agora, os novos vereadores estão vindo com entusiasmo, com o grande desafio de superar os mirins deste ano”, conclui Felipe.

Relação dos estudantes eleitos para a Câmara Mirim 2016

Julia Jhenifer Esquinini – 17 votos

Lara Gabriele Ramos Sieman – 6 votos

Obs:

Em virtude de uma situação adversa na Escola de Educação Básica Antônio Rocha de Andrade, que foi interditada pela Defesa Civil, o processo eleitoral não foi finalizado. Tão logo as atividades sejam retomadas nesta escola o processo eleitoral ocorrerá e os eleitos serão devidamente diplomados em tempo oportuno.