Arrecadação de 2020 foi pouco afetada pela pandemia

26 de fevereiro de 2021
Arrecadação de 2020 foi pouco afetada pela pandemia

CVP 18/2021

A arrecadação do município de Penha foi pouco afetada pela pandemia no exercício de 2020. É o que mostram os números apresentados pela equipe de contadores da Prefeitura durante a audiência pública de avaliação do cumprimento das metas fiscais do 3º Quadrimestre de 2020, na tarde de sexta-feira (26).

A audiência realizada pela Comissão Legislativa Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Penha contou com a apresentação da contadora Camila Machado, servidora da administração municipal que revelou uma arrecadação de quase R$ 110 milhões durante o ano passado, cerca de R$ 6,5 milhões a menos do que o previsto.

“O que mais impactou foi o período de lockdown que durou quase dois meses. No entanto, mesmo com a capacidade reduzida o município conseguiu gerar uma receita considerável para suportar as despesas já fixadas”, explica Camila.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Esta comissão ainda tem como membros os vereadores Célio Adolfo Francisco (PSDB) e Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho. (Este último justificou sua ausência por motivos pessoais).

Também se fizeram presentes os vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Sebastião Reis Junior (DEM) e Mário Marquett (DEM) e Agairto Schneider, contador da Prefeitura de Penha.

Responsabilidade Fiscal

A avaliação das contas do município a cada quatro meses é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), sendo nesta oportunidade apresentados os demonstrativos do cumprimento das metas fiscais dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, quando se refine quanto de receita e de despesas o município de Penha teve nos 12 meses do ano passado.

Os demonstrativos apresentados revelam que em 2020 o município teve despesas de R$ 106 milhões, restando em caixa uma diferença aproximada de R$ 5, 45 milhões. Dentre as despesas, destaque para os R$ 21,5 milhões com educação (32,56% da receita), R$ 14,2 milhões com a saúde (21, 58% da receita) e R$ 61,6 milhões em gastos com pessoal (um total de 52,65% da receita corrente líquida).

Os questionamentos acerca dos números apresentados pela equipe da Prefeitura podem ser feitos por email para os seguintes responsáveis:

Susana Perinotti – Secretária da Fazenda

Camila Machado – Contadora/ Fundos e Fundações

Agairto Tachini Schneider – Contador/ Prefeitura Penha/Fundo de Educação

Almir Rogério dos Santos – Contador/Fundo da Saúde:

Confira a apresentação completa aqui