Câmara realiza 1ª Reunião Ordinária de 2021

26 de janeiro de 2021
Câmara realiza 1ª Reunião Ordinária de 2021

CVP 04/2021

A Câmara de Vereadores de Penha realizou na segunda-feira (25) a 1ª Reunião Ordinária, solenidade que marcou a instalação da Sessão Legislativa Anual. O evento contou com a presença dos vereadores eleitos – que fizeram seu primeiro pronunciamento após a solenidade de posse realizada no primeiro dia do ano – e também do prefeito Aquiles da Costa e da vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino, ambos do MDB.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o acesso ao público foi limitado a dois convidados por agente político, sendo tomadas as medidas sanitárias conforme orientações da Vigilância Sanitária: distanciamento, disponibilização de álcool em gel e uso de máscara durante todo o evento.

O presidente da casa, vereador Maurício Brockveld (MDB), ressaltou a importância da união para o progresso da cidade de Penha. “A Câmara hoje está unida. Nós já realizamos algumas reuniões e não foi só a oposição ou a situação. Tivemos reuniões com todos os 11 vereadores e eu acredito que desta forma, estando os vereadores unidos, a gente vai conseguir ajudar o município”, frisou.

Maurício também destacou que pretende, como chefe do Poder Legislativo, auxiliar no que for possível o prefeito Aquiles a resolver os inúmeros problemas enfrentados na cidade.

Executivo

Conforme previsto no Regimento Interno, o prefeito reeleito Aquiles da Costa utilizou a palavra para falar à população penhense sobre as suas expectativas neste início de mandato. “Apesar de ser uma continuidade, este segundo mandato é um recomeço para nós”, destacou o chefe do Executivo.

Em um período de pandemia e forte pressão sobre no setor da Saúde, Aquiles decidiu assumir diretamente pela pasta que, segundo ele, será a grande prioridade para este ano. “Queremos investir muito no PA 24 horas e temos a necessidade de uma articulação que passa das fronteiras do município de Penha [...] para que a gente consiga transforma-lo em uma UPA, com capacidade maior e mais médicos”, afirma o prefeito.

Outro destaque de Aquiles foi quanto o investimento em infraestrutura. “Pavimentação de rua é o que a gente precisa fazer. Com o programa ‘Acelera Penha’ conseguimos pavimentar 50 ruas, a maioria com recursos próprios. Agora precisamos de investimento para a segunda etapa do programa, para pavimentarmos mais de 100 ruas”, frisou.

Vice-prefeita

Maria Juraci Alexandrino, primeira vice-prefeita da história do município, também utilizou a tribuna para expressar as suas expectativas para os próximos quatro anos. A ex-presidente da Câmara de Vereadores de Penha (cargo que ocupou em 2017) além de se tornar a primeira na linha sucessória do Executivo, assumiu a Secretaria de Educação e propõe a união de todos em prol de projetos que beneficiem a cidade de Penha.

Professora Juraci pediu apoio dos vereadores e da população com relação ao retorno às aulas considerando-se as limitações e dificuldades impostas pela pandemia. Ela não adiantou a questão da possibilidade de retorno presencial das aulas na rede municipal mas ressalta que isso está sendo estudado com técnicos da secretaria e diversas entidades como a Fecam, o Governo do Estado e a Amfri. “Vamos dialogar, fazer dessa educação uma educação cada vez mais de qualidade, que possa ser referência na nossa região”, conclui a vice-prefeita.

Transmissão

Devido a um problema técnico, o áudio da transmissão do evento ficou bastante prejudicado. A Câmara de Vereadores de Penha lamenta profundamente o ocorrido e tem tomado providências para garantir a qualidade do serviço, de modo que os cidadãos e cidadãs penhenses possam acompanhar os trabalhos da casa da melhor maneira possível.

Fotos (Victor Miranda): Galeria