Legislativo Penhense aprova moção de repúdio para a Celesc

CVP 52/2020
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou uma moção de repúdio para a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) durante a 24ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (6) por videoconferência. A moção nº 8/2020, de autoria dos vereadores Isac da Costa (PL), Jesuel Capela (PSDB), Joaquim Costa Jr (Solidariedade) e Silas Antonietti (PSD) manifesta o descontentamento dos penhenses com relação à imensa demora para o restabelecimento da energia elétrica no município, após o ciclone bomba do dia 30 de junho que causou muita destruição e prejuízos em todo o Estado.
De acordo com os vereadores, alguns pontos do município ficaram mais de dois dias sem energia elétrica e em alguns locais o serviço foi restabelecido apenas em meia fase, causando ainda mais prejuízos após o evento climático.
Arrecadação tributária
Durante a 24ª reunião ordinária o plenário ainda aprovou outros três projetos de lei. O PLO nº 41/2020, de autoria do vereador Luiz Américo (PSDB), determina que o Executivo municipal deverá publicar o relatório simplificado de arrecadação tributária em um prazo de 30 dias após o envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
O relatório deverá ser publicado no sítio oficial da Prefeitura de Penha, permitindo o acesso público do documento, contendo o montante semestral arrecadado de tributos, discriminando o número de contribuintes adimplentes e inadimplentes com relação ao ISS e IPTU, bem como o número de contribuintes que negociaram o parcelamento da dívida. De acordo com o projeto aprovado, o relatório também deverá discriminar o valor da renúncia fiscal para os tributos de arrecadação própria do município.
Saúde mental
Os vereadores ainda aprovaram o PLO nº 46/2020 que institui o projeto do Desenvolvimento Mental e Inteligência Emocional na rede municipal de ensino. O projeto, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), foi aprovado por unanimidade.
O projeto, que deverá ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de aprimorar o processo educativo nas escolas por meio do desenvolvimento da inteligência emocional de professores e alunos, reduzindo os níveis de ansiedade, incidência de bullyng e evasão escolar.
Saúde do homem
Outro projeto relacionado à saúde também foi aprovado. O projeto de lei ordinária nº 50/2020, do vereador Jesuel Capela (PSDB), institui no calendário oficial do município a “Semana Municipal de Informação e Divulgação Sobre a Saúde do Homem”, especialmente no combate e conscientização do câncer de próstata, a ser desenvolvida anualmente na terceira semana do mês de novembro.
Disque 190
O Legislativo Penhense irá enviar uma moção de apelo para o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e também para o deputado estadual Maurício Eskudlark (PL), solicitando que o serviço disque 190 da Polícia Militar permaneça no município de Penha. A moção de apelo nº 9/2020, que tem a autoria do vereador Everaldo Dal Posso (MDB), também foi aprovada por unanimidade.
Confira o vídeo
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais -
Legislativo Penhense aprova quatro projetos de lei
Resumo da 23ª Reunião Ordinária 23/06/2025
24 de junho de 2025 ver mais