Eleita a nova Mesa Diretora do Legislativo Penhense

17 de dezembro de 2019
Eleita a nova Mesa Diretora do Legislativo Penhense

CVP 104/2019

A Câmara de Vereadores de Penha definiu a composição da Mesa Diretora para o próximo ano. Com uma chapa única inscrita, a eleição foi realizada na segunda-feira (16), durante a 46ª Reunião Ordinária.

Isac Hamilton da Costa (PL) retorna à presidência da casa, tendo Jesuel Francisco Capela (PSDB) como vice-presidente, Joaquim Antônio Costa Junior (PP) como 1º secretário e Everaldo Dal Posso (MDB) ocupando o cargo de 2º secretário.

A chapa foi eleita com nove votos favoráveis e dois votos contrários. Apenas os vereadores Maurício Brockveld (PROS) e Maurício da Costa (MDB) votaram contra a formação da Mesa Diretora.

O novo presidente assume pela segunda vez o cargo mais importante do Legislativo Penhense. Isac já tinha sido presidente em 2018 e agora retorna consciente dos desafios que virão. “2020 será um ano difícil por ser um ano eleitoral. Eu tenho um perfil mais conciliador e pretendo atuar com o cuidado necessário para que tenhamos um bom debate, onde quem ganha é o nosso povo”, ressalta o presidente eleito.

Isac considera que a chapa é bastante democrática, com dois integrantes da situação e dois da oposição ao governo municipal e espera se reunir em breve para definir o planejamento da nova Mesa Diretora. “Nós precisamos definir as nossas ações, sempre pensando na questão da economia. O nosso repasse [do duodécimo] já foi reduzido, com a aprovação do Legislativo, até para que o Executivo tenha mais recursos para cuidar das demandas da nossa cidade e também a realização de obras que o nosso povo tanto precisa”, conclui.

Everaldo Dal Posso (MDB), presidente da casa em 2019, deixa o posto com o sentimento de dever cumprido. “Eu me sinto muito orgulhoso e muito grato por esta experiência, de poder presidir o Legislativo Penhense. Foi um grande desafio e procurei dar o melhor de mim, contribuindo para o nosso município”, ressalta o vereador conhecido por todos como Italiano.

Agradecendo os colegas vereadores pelo apoio e também aos servidores da CVP, Italiano segue fazendo parte da Mesa Diretora, agora como 2º secretário. “Espero que tenhamos um ano de 2020 abençoado e que esta nova Mesa Diretora possa fazer o melhor para a nossa cidade”, ressalta Dal Posso.

Extraordinária

Antes da 46ª Reunião Ordinária foi realizada a 2ª Reunião Extraordinária com a discussão e votação de dois projetos. O PLO nº 18/2019, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final fez mudanças no Regimento Interno da Casa de Leis, sendo aprovado por unanimidade, com uma emenda, após o plenário ter negado um pedido de vistas, por seis votos a cinco, da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB).

O objetivo da proposta aprovada é tornar as reuniões da casa mais dinâmicas, estabelecendo de maneira mais específica o tempo de discussão de projetos, o tempo de fala durante a Tribuna Cidadã, delimitando o número de moções de aplausos para cada vereador (duas por ano),  entre outros regramentos que não eram comtemplados pelo regimento da Câmara de Penha.

Também foi aprovado o PLO nº 48/2019, do Executivo, que fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias no município.

Foto: Isac da Costa (PL) retorna à presidência tendo Juju (PSDB) como vice, Joaquim Costa Jr (PP) como 1º secretário e Italiano (MDB) como 2º secretário.