Tradição gaúcha e Dia da Consciência Negra foram destaques na Tribuna Cidadã

12 de novembro de 2019
Tradição gaúcha e Dia da Consciência Negra foram destaques na Tribuna Cidadã

A cultura foi destaque na Câmara de Vereadores de Penha durante a 41ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (11). Everton da Silva Centeno, representando a Associação Afro-Cultural Renovo de Penha, falou sobre a Feira Afro Renovo que será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 14 horas, no Salão Paroquial da Matriz Nossa Senhora da Penha.

“O evento é uma celebração do Dia da Consciência Negra, propondo uma reflexão dos resultados pós-abolição e o desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira em nossa região”, destacou Everton.

Em seguida, quem utilizou a Tribuna Cidadã foi Alex de Andrade, representante do “Coxixo Gaúcho” em Penha, abordando o tema da Cultura Tradicionalista Gaúcha em Santa Catarina e também sobre os valores que a tradição busca preservar. Acompanhado de vários cidadãos admiradores da cultura gaúcha, Alex elogiou a iniciativa de se criar por lei a “Semana Farroupilha” no município de Penha.

Três projetos de lei foram aprovados no Legislativo Penhense durante a reunião ordinária. O vereador Joaquim Costa Jr (PP) não se fez presente por ocasião do nascimento de sua neta. O vereador Jesuel Capela (PSDB), por sua vez, ausentou-se na hora da votação dos projetos, por motivos pessoais.

Semana Farroupilha

De autoria dos vereadores Everaldo Dal Posso (MDB) e Silas Antonietti (PSD), o projeto que institui a “Semana Farroupilha”, PLO nº 72/2019, foi aprovado por unanimidade dos presentes. De acordo com a proposta, anualmente deverá ocorrer no município (preferencialmente na semana do dia 20 de setembro) um evento para promover a tradição gaúcha, com apresentações artísticas e culturais, valorizando os hábitos tradicionalistas.

O projeto também prevê a realização de palestras, eventos culturais, entre outras atividades educativas, por meio de ações integradas entre as secretarias competentes ou em conjunto com as organizações da sociedade civil, estando o Executivo autorizado a celebrar convênios e parcerias com instituições privadas, organizações não governamentais etc.

Cidadã honorária

Rosana Amara Girardi Fachin será a nova Cidadã Honorária de Penha. O projeto de Decreto nº 02/2019, apresentado pela Mesa Diretora, foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Nascida em Guaramirim (SC), Rosana formou-se bacharel em Direito pela UFPR em 1981. Em 21 de outubro de 1999 foi nomeada juíza do Tribunal de Alçada do Paraná, em vaga do quinto constitucional destinada à OAB. Em 31 de dezembro de 2004, tornou-se desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

Casada com Luiz Edson Fachin (atual ministro do Supremo Tribunal Federal), Rosana teve duas filhas, Camila e Melina, bem como os netos Bernardo, Flor e Bela.

A concessão do título será realizada em solenidade no dia 16 de dezembro deste ano, às 20 horas, na sede do Legislativo Penhense.

Comenda do Mérito Legislativo

Também foi aprovado pelo plenário o projeto de Decreto nº 03/2019, que “Concede a Comenda do Mérito Legislativo Expedicionário Tenente Milton Fonseca” a Joceli Gonzatto Bonotto, policial militar.

Bonotto ingressou na PM de SC em 25 de novembro de 1996, sendo promovido a cabo em 2014 e a sargento em 2016, prestando serviços ao município de Penha há mais de duas décadas.

Moção de aplausos

O médico Nadir Bica Pereira recebeu moção de aplausos do Legislativo Penhense pelos serviços prestados ao município de Penha. A moção nº 45/2019 foi aprovada por unanimidade.

A moção de aplausos nº 42/2019, apresentada para a equipe de basquete feminino da Escola Rubens João de Souza (vice-campeã do campeonato catarinense), foi retirada da ordem do dia.