Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei

Descarte do lixo, pavimentação comunitária, regularização fundiária e transporte executivo ou remunerado individual de passageiros foram os destaques da 38ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha realizada na segunda-feira (21). Quatro projetos foram discutidos e aprovados por unanimidade pelo plenário.
A reunião ordinária foi comandada pelo vice-presidente da casa, Maurício da Costa (MDB), em função da ausência do presidente, Everaldo Dal Posso (MDB) – justificada por motivo de saúde.
Descarte do lixo
Todos os vereadores presentes votaram pela aprovação do projeto que cria a campanha permanente para descarte do lixo em local apropriado. O PLO nº 68/2019, de autoria do vereador Maurício Brockveld (PROS), estabelece que a governo municipal deverá divulgar a campanha em todas as lixeiras localizadas nas ruas de Penha, nos caminhões, maquinários e equipamentos da prefeitura, bem como de seus concessionários, nos quadros de avisos das repartições públicas, bem como em veículos oficiais, escolares e de transporte público.
O projeto também prevê a celebração de convênios com as empresas concessionárias de serviços de transporte coletivo municipais e empresas de recolhimento e destino final de resíduos sólidos para fins de implementar a campanha.
Transporte executivo
Também foi aprovado o projeto de lei complementar nº 6/2019, dos vereadores Joaquim Costa Junior (PP) e Maurício da Costa (MDB) que prevê, além do fretamento realizado por pessoas jurídicas, instituições de ensino, entidades do poder público e pessoas físicas para o transporte exclusivo de alunos e estudantes, o transporte executivo ou o remunerado individual de passageiros, não aberto ao público, para a realização de viagens individualizadas ou compartilhadas solicitadas exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.
Para isso, o projeto altera artigos da Lei Complementar nº 119/2018, que regulamenta o transporte no município.
Pavimentação comunitária
Enviado à Câmara de Vereadores pela Executivo, o PLO nº 38/2019 também foi aprovado, instituindo o Programa de Pavimentação Comunitária. O objetivo é regulamentar a parceria entre a Prefeitura e moradores para viabilizar investimentos em pavimentação e drenagem.
Conforme previsto no projeto, os serviços realizados em determinada via pública incluída no programa só poderão ser executados mediante termo de adesão de 100% (cem por cento) dos interessados junto à uma das empresas credenciadas.
Regularização fundiária
Outro importante projeto aprovado na reunião ordinária foi o PLO nº 40/2019, do Poder Executivo, que cria o “Programa de Regularização Fundiária no município de Penha”. O projeto foi aprovado com uma emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.
Com o novo regramento, diversos procedimentos serão modificados , com destaque para a redução de custos das ações de regularização para os futuros proprietários. Desta forma, para facilitar o registro de propriedade, será criada a “legitimação fundiária”, uma modalidade na qual o processo tradicional de regularização título a título será substituído por um reconhecimento de aquisição originária de propriedade, a partir de cadastro aprovado pelo poder público.
O projeto prevê dois tipos de enquadramento para regularização: No primeiro (Interesse Social), serão incluídas as ocupações por pessoas de baixa renda, com finalidade residencial, que receberão gratuitamente o registro do imóvel e toda a infraestrutura básica do poder público. No segundo caso (Interesse Específico), o particular deverá custear toda a infraestrutura a ser definida no projeto de regularização da propriedade.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais -
Legislativo Penhense aprova quatro projetos de lei
Resumo da 23ª Reunião Ordinária 23/06/2025
24 de junho de 2025 ver mais