Câmara de Penha manifesta pesar pelo falecimento do Padre Inácio

22 de julho de 2019
Câmara de Penha manifesta pesar pelo falecimento do Padre Inácio

CVP 61/2019

Justamente no dia 19 de julho, aniversário de 61 anos de Penha, perdemos o nosso ilustre cidadão honorário, o padre Inácio Bonvechio. O líder católico faleceu no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, aos 79 anos, tendo exercido o sacerdócio por mais de meio século.

A Câmara de Vereadores de Penha manifesta seu profundo pesar aos amigos, familiares e à toda comunidade da capela Cristo Rei, na Cohab. “Quero agradecer, em nome de todos os vereadores, a oportunidade de termos conhecido o Padre Inácio, uma pessoa com conhecimento bíblico extraordinário. Quero também manifestar a nossa eterna gratidão e que Deus conforte os familiares e moradores de nossa cidade. Padre Inácio deixou um legado mas também vai deixar uma grande lacuna na nossa Igreja Católica e em nossa cidade”, ressalta presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB).

Biografia

Sendo um dos dez filhos de Virgílio Bonvechio e Amélia Lunelli, Padre Inácio nasceu no interior de Santa Catarina, na cidade de José Boiteux. Aos 12 anos de idade ingressou no Seminário de Salete. Continuou seus estudos até 1963, passando pelas cidades de Brusque (SC) e Curitiba (PR). A partir daquele ano, ele concluiria o estudo em Teologia na Alemanha, onde permaneceu durante cinco anos.

Ordenou-se padre em 1968 e retornou ao Brasil um ano depois, atuando nas cidades de Joinville e Blumenau até 1973, quando se afastou de suas atribuições de padre, em função do movimento político contra a Ditatura Militar. Durante a segunda metade do período de chumbo, atuou como professor em escola particular e foi metalúrgico na fábrica da Volkswagen, em São Paulo.

No ano de 1982, veio morar no bairro de Santa Lídia, no município de Penha, adquirindo uma propriedade fruto de seu trabalho como agricultor. Em 1985, voltou a exercer o sacerdócio em Itajaí e dois anos depois iniciou um trabalho de evangelização na comunidade penhense.

Em 1993, com muito esforço e reunindo suas próprias economias, adquiriu os dois primeiros lotes na localidade da Cohab, onde incentivou a comunidade a também se unir e adquirir os outros lotes onde hoje é a Igreja Cristo Rei, edificada ao final de 2013.

Em dezembro de 2015, Padre Inácio recebeu da Câmara de Vereadores de Penha o título de Cidadão Honorário do município, reunindo a comunidade e os vereadores daquela legislatura em uma solenidade pra lá de especial.

Fotos: Reunião Solene que concedeu ao Padre Inácio o Título de Cidadão Honorário, em 16 de dezembro de 2015.