Anjos do Futebol e Festa do Divino recebem homenagem da Câmara de Penha

18 de junho de 2019
Anjos do Futebol e Festa do Divino recebem homenagem da Câmara de Penha

CVP 49/2019

O início da semana na Câmara de Vereadores de Penha foi marcado pelo reconhecimento a cidadãos que estão deixando a sua marca na comunidade local. Durante a 21ª Reunião Ordinária o plenário aprovou uma moção de aplausos para o professor Sérgio Orêncio Vieira pelo trabalho desenvolvido na Escolinha Anjos do Futebol de Penha. A moção nº 18/2019, de autoria da vereadora Regiane Severino (MDB), presta homenagem ao professor de educação física que já atendeu mais de 300 crianças e adolescentes através da escolinha.

O projeto fomenta a prática esportiva do futebol em parceria com o Pesque-pague Barracão e o Sesc Comunidade que sedem seus espaços físicos para a realização do trabalho com alunos de 4 a 17 anos. As atividades são completamente gratuitas e o trabalho é desenvolvido voluntariamente pelo professor Vieira, sendo mantido com patrocínio de várias empresas locais.

Tanto os meninos quanto as meninas, matriculados no ensino regular, participam do projeto que atende as comunidades dos bairros Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, Praia Alegre, Centro, Cohab, Praia de Armação, Armação, Gravatá, Santa Lídia, além de alunos-atletas de Balneário Piçarras. “É um projeto que faz a diferença na comunidade. Aqui aprendemos, ensinamos e fazemos o bem. O esporte ensina valores para a vida”, ressalta o professor Sérgio.

Festa do Divino

Os vereadores também reconheceram a importância da Festa do Divino Espírito Santo para a comunidade penhense. A manifestação cultural de origem açoriana já está em sua 183ª edição e por isso os foliões e a família imperial deste ano receberam a moção nº 24/2019, de autoria conjunta de nove vereadores.

O imperador Oscar Francisco Pedroso, a imperatriz Ivanete Vieira Pedroso, o senhor Ricardo dos Santos, presidente da Associação Cultural e Assistencial do Divino Espírito Santo (Acadies) e os foliões da Festa do Divino foram homenageados pela organização do belíssimo evento, que envolve todos os anos cerca de seis mil pessoas em Penha, Navegantes, Balneário Piçarras e outros municípios da região.

O imperador, conhecido por todos como Tampa, prestigiou a reunião ordinária juntamente com sua esposa, Ivanete, recebendo do legislativo o documento alusivo à moção. Ex-imperadores e foliões da festa também se fizeram presentes, juntamente com o senhor Romualdo Waltrick (Rone), imperador da festa do próximo ano.

Projetos e emendas

Apenas um projeto foi discutido na ordem do dia. O polêmico PLO nº 32/2019, de autoria do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB), que estabelece a vedação da prática de nepotismo nos contratos de terceirização de atividades da administração pública direta e indireta do município acabou recebendo uma emenda proposta pelo vereador Isac da Costa (PR). Conforme o regimento interno, a emenda agora segue para análise das comissões para que seja dado prosseguimento aos trâmites do projeto.

A vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB) retirou da ordem do dia o PLO nº 43/2019, de sua autoria. O projeto, que estava na pauta da 22ª reunião ordinária, prevê a implementação de monitoramento por câmeras de segurança nas dependências de todas as escolas e centros de educação infantil da rede pública municipal.