Prefeito usa tribuna para fazer balanço dos dois primeiros anos de governo

02 de abril de 2019
Prefeito usa tribuna para fazer balanço dos dois primeiros anos de governo

CVP 25/2019

O prefeito Aquiles da Costa (MDB) usou a tribuna na segunda-feira (1), durante a 11ª Reunião Ordinária, para falar aos vereadores sobre as ações do governo municipal durante os dois primeiros anos de gestão. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo aproveitou para distribuir um informativo produzido por sua equipe do Departamento de Comunicação Social.

Aquiles explanou sobre os investimentos e ações envolvendo pavimentação de ruas e serviços urbanos, educação, saúde, esporte, assistência social, segurança, desenvolvimento econômico, cultura, pesca, turismo, infraestrutura, entre outros.

Em sua fala, o prefeito também aproveitou para tratar do veto total apresentado ao PLO nº 14/2019 de autoria do vereador Silas Antonietti (PSD) que obriga o município a gravar em áudio e vídeo os processos licitatórios dos poderes Legislativo e Executivo, bem como a transmissão ao vivo pela internet.

No texto apresentado, Aquiles ressalta que, embora a justificativa do projeto apresente “considerações louváveis”, a proposta é inconstitucional pois “invade competência privativa do Poder Executivo”. Em contrapartida, o prefeito apresentou ao Legislativo Penhense o PLO nº 10/2018, projeto de mesmo teor, dispondo sobre a gravação em áudio e vídeo dos processos licitatórios, bem como sua transmissão ao vivo, por meio da internet. O projeto agora tramita pelas comissões legislativas para só depois ser discutido e votado em plenário.

Política pública pró-mulher

Na 11ª Reunião Ordinária os vereadores discutiram e votaram quatro projetos de lei, um requerimento e uma moção – com ausência do vereador Joaquim Costa Júnior (PP).

Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto de lei ordinária nº 21/2019, da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB) que institui a “política pública pro-mulher”, voltada para a qualificação de mão-de-obra feminina no município. O projeto propõe que as políticas públicas sejam desenvolvidas, implantadas e executadas pelos órgãos municipais competentes, podendo estabelecer parcerias com outras secretarias e demais órgãos municipais, estaduais e federais, atendendo prioritariamente a mulher que tenha sob sua responsabilidade a manutenção familiar, que se encontre desempregada ou em condições precárias de trabalho.

Auxílio-alimentação

Também foi aprovado por unanimidade o PLO nº 29/2019, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Penha, projeto que concede auxílio-alimentação – no valor de R$ 700 – para os servidores do Legislativo Penhense. (O benefício não se aplica aos vereadores da casa).

Energia elétrica e telecomunicações

O Projeto de Lei Complementar nº 2/2019, de autoria do vereador Maurício da Costa, o Lito, também foi aprovado por unanimidade. A proposta dispõe sobre posturas, organização e compartilhamento de infraestrutura pelos agentes que exploram os serviços de energia elétrica e de telecomunicações. Estes ficam obrigados a atender as normas de engenharia e as leis municipais, entre outras exigências legais pertinentes à construção civil e à instalação de cabos e equipamentos em logradouros públicos.

Festa do Pescador

O Legislativo aprovou a subvenção social para a Associação Cultural, Beneficente e Assistencial dos Pescadores do Gravatá (APEG) no valor de R$ 100 mil. O recurso, previsto no PLO nº 8/2019, do Executivo, será investido na realização da Festa do Pescador, que acontece dos dias 4 a 7 de abril, com a presença confirmada de vários pastores e cantores evangélicos. O evento é realizado pela APEG e pela igreja Assembleia de Deus do bairro Gravatá.

Isenção de IPTU

O plenário aprovou, por oito votos a um, o Requerimento nº 23/2019 da Comissão Legislativa Permanente de Finanças e Orçamentos. A comissão pede prorrogação do prazo para análise e emissão de parecer ao PLO nº 20/2019, que “concede isenção de pagamento de IPTU a imóveis e edificações atingidos por enchentes e alagamentos no município”. Apenas a vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), autoria do projeto, votou contra o requerimento.

Moção de aplausos

Por unanimidade foi aprovada a moção de aplausos nº 9/2019 alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é comemorado nesta terça-feira (2). A moção, de autoria da vereadora Regiane Severino (MDB), destaca que todas as pessoas que se dedicam a essa causa merecem o reconhecimento da sociedade.