Encontro em defesa dos direitos da mulher lota auditório do Legislativo Penhense

01 de abril de 2019
Encontro em defesa dos direitos da mulher lota auditório do Legislativo Penhense

CVP 24/2019

O 1º Encontro em Defesa dos Direitos da Mulher lotou o auditório da Câmara de Vereadores de Penha na quinta-feira (28). Cerca de 150 pessoas, entre empreendedoras, profissionais da área pública e privada, donas de casa e estudantes se fizeram presentes e acompanharam as falas de diversas mulheres, das mais diversas áreas, discutindo três eixos temáticos: segurança, trabalho e renda.

Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão do Legislativo Penhense, o encontro foi mediado pela master coach Muri Rocha, com a participação da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC); Ada de Luca, deputada estadual (MDB); Capitão Carlos Alberto Mafra Junior, comandante da Polícia Militar de Penha; 1º Tenente Thiago José de Almeida, representando a Rede Catarina/PM; Maria Augusta Tonioli, juíza substituta da 2ª Vara Cível de Balneário Piçarras; Patrícia Isabel dos Santos, assistente social, coordenadora do CREAS de Penha e presidente do Conselho Municipal da Mulher; a médica Rosaura Rodrigues, representando o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que é vereadora no município de Porto Belo – SC; Cleci Veronezi (MDB), prefeita de Rancho Queimado/SC; Aretuza Larroyd, da coordenadoria estadual da mulher; a professora Regina de Jesus Almeida, de Itajaí, integrante da União Brasileira de Mulheres e secretária da Associação Grupo Mariama e Luciana Rocha Negreiros, diretora estadual do Trabalho, Emprego e Renda.

A abertura do evento foi feita por Maria Juraci Alexandrino (MDB), procuradora especial da mulher, acompanhada da procuradora adjunta, vereadora Regiane Severino (MDB) e também do presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB).

Maria Juraci agradeceu a presença do público e das participantes que contribuíram com suas falas: “São pessoas que realmente fazem a diferença. Nós trabalhamos em rede e é dessa forma que a gente vai conseguir fazer com que o nosso povo seja feliz”, ressaltou.

Muri Rocha considera muito importante os esforços das mulheres na luta por direitos, e para isso é fundamental tomar consciência do seu próprio potencial. “Quando a gente sabe no que a gente é boa, no que que a gente tem habilidade, reconhecer os nossos talentos, isso favorece para que a gente consiga se fortalecer e assim se posicionar no mundo”, ressalta a master coach.  

Carmen Zanotto considera que a criação de procuradorias da mulher nas câmaras de vereadores é muito importante. “Santa Catarina só tem cinco procuradorias efetivamente implantadas. Precisamos avançar muito nesse tema, pois é mais um espaço de acolhimento para as mulheres. São passos pequenos, mas são passos concretos que precisam se consolidar”, considera a deputada.

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada no âmbito do Legislativo Penhense em 2017 e é uma das pioneiras do sul do país.

Vídeo: https://youtu.be/sy1vh_cc7Dk

Fotos: http://www.cvp.sc.gov.br/foto/265

 

 

Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde