Aprovado projeto que proíbe canudos plásticos em Penha

26 de março de 2019
Aprovado projeto que proíbe canudos plásticos em Penha

CVP 23/2019

Os vereadores penhenses aprovaram o projeto que obriga restaurantes, bares e lanchonetes a utilizarem e fornecerem para os seus clientes apenas canudos que sejam biodegradáveis e/ou recicláveis. O projeto de lei ordinária nº 22/2019 partiu da iniciativa dos vereadores Everaldo Dal Posso (MDB), Joaquim Antônio Costa Júnior (PP), Maurício da Costa (MDB) e Silas Renato Antonietti (PSD), sendo discutido e votado durante a 10ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (25).

Aprovado por todos os vereadores, o projeto recebeu uma emenda modificativa da Comissão Legislativa Permanente de Constituição Justiça e Redação Final que define materiais biodegradáveis como “todos aqueles que não são derivados de polímeros sintéticos fabricados à base de petróleo”. A emenda também foi aprovada por todos os parlamentares da casa.

Outro projeto aprovado por unanimidade foi o PLO nº 38/2019, do Executivo, que autoriza denominação de rua no loteamento Balneário São Miguel, no bairro Gravatá. A rua “E” passará a se chamar “Rua Joaquim Manoel Floriano”.

Eventos do Legislativo Penhense

Os vereadores também aprovaram o projeto de resolução nº 4/2019 que trata das solenidades e eventos realizados pela Câmara de Vereadores de Penha ao longo deste ano. No texto aprovado, consta a solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada no dia 8 de março. No dia 28 de março (próxima quinta-feira) a realização do 1º Encontro em Defesa dos Direitos da Mulher, evento idealizado pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) que também realizará o Fórum da Mulher Empreendedora, no dia 30 de maio.

No segundo semestre o Legislativo Penhense já tem agendado três importantes eventos: uma reunião solene em homenagem ao aniversário do município de Penha, no dia 17 de julho; a solenidade em homenagem ao dia do professor, Prêmio Profª Ivone Nympha Maia Adriano, no dia 15 de outubro e a reunião solene de outorga do título de Cidadão Honorário, que acontecerá no dia 16 de dezembro.

Moção de aplausos

O Legislativo Penhense aprovou uma moção de aplausos para o Parque Beto Carrero Word (nº 8/2019), externando congratulações à empresa que foi ranqueada em 38º lugar em uma seleta lista de atrativos turísticos do mundo. A lista, com os 50 maiores destinos turísticos do planeta, é feita pela Stasher, startup europeia. Além do parque, somente outros dois pontos turísticos ficam no Brasil: o Cristo Redentor e a Pinacoteca de São Paulo.